Como aplicar a filosofia Kaizen no e-commerce? Antes de responder esta pergunta é importante dizer que Kaizen é uma palavra de origem japonesa que significa “mudança para melhor”.
Ela é utilizada sobretudo para nomear a filosofia de melhoria contínua de processos de trabalho iniciada em indústrias do Japão pós 2ª Guerra Mundial.
Posteriormente, essa filosofia passou a ser utilizada por governos e instituições diversas. E mais recentemente pelas empresas de e-commerce.
De acordo com esta filosofia, nenhum dia deve passar sem que os profissionais de uma empresa (ou de uma loja virtual, no nosso caso) realizem pelo menos uma melhoria ou otimização (pequena, média ou grande) que agregue mais valor ao negócio como um todo.
• Acesse e leia também o artigo “Rakuten no Brasil” para ler sobre a evolução desta multinacional japonesa no nosso país e conhecer suas soluções para e-commerce.
Como aplicar a filosofia Kaizen no e-commerce: princípios fundamentais
São nove os princípios da filosofia Kaizen, confira:
1. Aprender na prática;
2. Eliminar o desperdício;
3. Trabalhar de forma colaborativa para a melhoria do todo;
4. Aumentar a produtividade sem extrapolar o investimento financeiro;
5. Agir em todos os locais e setores da empresa;
6. Comunicar as melhorias já realizadas;
7. Focar nos lugares de maior necessidade;
8. Focar em melhorias dos processos de trabalho;
9. Priorizar a melhoria das pessoas.
Pois bem, para cada um desses princípios você poderá criar tarefas que deverão ser realizadas oportunamente.
Para o princípio 9, por exemplo, vale a pena investir em um setor de Treinamento Técnico. Assim, você poderá ensinar aos seus colaboradores as melhores práticas de trabalho na sua empresa.
Já para o princípio 2, vale desenvolver métodos que permitam que seus funcionários economizem água, energia elétrica, papel, tinta, hardwares, etc. Isso pode ser feito por meio de uma constante otimização da cadeia de valor.
Além disso, deve-se atuar em outros desperdícios específicos em lojas virtuais, tais como o que se refere ao abandono de carrinho, que deve ser evitado.
O princípio 6, por sua vez, pode englobar a criação de uma intranet ou a implementação de uma ferramenta de comunicação como uma dessas que você conhecerá ao ler o artigo “5 aplicativos para conectar sua equipe e organizar o trabalho no seu e-commerce”.
Como aplicar a filosofia Kaizen no e-commerce: uma ferramenta
Nesse processo de melhoria contínua da filosofia Kaizen é possível fazer uso de múltiplos recursos, tais como a ferramenta MASP, que possibilita analisar e solucionar problemas com eficiência, e a ferramenta 5S que visa aperfeiçoar a organização da empresa como um todo.
Vale a pena estudar essa filosofia e aplicá-la não apenas à interface online da sua loja virtual, mas a todos os setores do seu comércio eletrônico. As melhorias contínuas decorrentes disso lhe ajudarão a gerar um e-commerce top de linha, um e-commerce fora de série, um e-commerce outlier.