Criar loja virtual em Portugal é o sonho de inúmeros empreendedores portugueses e até de empreendedores de outras nacionalidades como os brasileiros, por exemplo. Mas para fazer isso do jeito certo é preciso conhecer bem os números, tendências e soluções para este mercado em 2023.
Em franco crescimento, o e-commerce em Portugal tem cada vez maior adesão dos consumidores. Se em 2021, 40,4% fizeram compras online neste país, em 2022 esse número saltou para 60%, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística e do Barómetro E-commerce da Marktest citados respectivamente pelo ECO SAPO e pelo Diário de Notícias.
Com isso, conforme informações do Statista, a receita do e-commerce de retalho português ascendeu de 5,31 mil milhões de dólares americanos em 2021 para 6,15 mil milhões de dólares em 2022. Ainda de acordo com o Statista, esse faturamento subirá para 9,68 mil milhões de dólares até o ano de 2025.
Dessa maneira, criar loja virtual em Portugal passa a ser um negócio bastante atraente para muita gente. Todavia, para entrar neste mercado é preciso ter algum conhecimento prévio. E é justamente esse conhecimento que vou que transmitir logo em seguida. Portanto, continue lendo!
DADOS IMPORTANTES PARA QUEM QUER CRIAR LOJA VIRTUAL EM PORTUGAL EM 2023
Se você quer criar loja virtual em Portugal em 2023, então fique atento aos números e estimativas desse mercado. O inquérito “Shopping pulse: Portugal!” realizado pela Klarna com 1.013 portugueses em comparação com outros 9.000 cidadãos dos EUA, Reino Unido, Austrália, Bélgica, França, Áustria, Alemanha, Holanda, Suécia, Noruega e Finlândia traz números reveladores.
De acordo com este inquérito da Klarna, os portugueses estão cada vez mais digitais. Para você ter uma ideia, 47% dos consumidores deste país afirmam que irão comprar maioritariamente online em 2023. Este valor está acima de países como os EUA e Alemanha (47%), França (35%), Bélgica (36%), Noruega (30%), Finlândia (36%) e Holanda (42%), por exemplo.
Apesar de mais digitalizados, a maioria dos portugueses ainda prefere comprar em lojas físicas. Na tabela que disponibilizo em seguida com dados do inquérito da Klarna vê-se que as compras online superam as compras físicas apenas na categoria “brinquedos e materiais eróticos”:
Categorias | Compras em lojas virtuais | Compras em lojas físicas |
---|---|---|
Peças de reposição ou acessórios automotivos | 12% | 23% |
Produtos infantis | 17% | 27% |
Roupas e sapatos | 51% | 63% |
Eletrônicos | 43% | 27% |
Entretenimento | 30% | 17% |
Brinquedos de materiais eróticos | 8% | 4% |
Mantimentos | 26% | 89% |
Beleza | 32% | 50% |
Casa e jardim | 14% | 39% |
Jóias e acessórios | 17% | 21% |
Lazer, esporte e hobby | 26% | 30% |
Produtos farmacêuticos | 16% | 81% |
Como se pode observar, os portugueses gostam de comprar roupas e sapatos em lojas físicas (63%). No entanto, há uma grande adesão de 53% de compradores online para esta categoria no país. Ademais, quando o assunto são os mantimentos, a grande maioria (89%) prefere as lojas físicas, o que revela que há um alto potencial de crescimento online para as empresas nesta categoria.
O que os portugueses consideram vantagens de comprar online?
Para criar loja virtual em Portugal é preciso saber antes o que os portugueses consideram vantagens de comprar online. Confirme o inquérito “Shopping pulse: Portugal!”, os consumidores portugueses gostam de comprar no e-commerce porque:
- Podem fazer as compras sem sair de casa: 50%
- Obtêm economia de tempo: 39%
- O preço é mais baixo: 32%
- Podem comprar a qualquer momento, pois as lojas online funcionam 24h: 30%
- É possível comparar preços com facilidade: 29%
- É mais fácil encontrar e comparar produtos similares: 19%
- As lojas virtuais têm ampla variedade: 18%
- É possível encontrar produtos não disponíveis nas lojas físicas locais: 16%
- É possível receber os produtos em casa: 14%
- As lojas virtuais contam com funcionalidades de pesquisa: 11%
- As lojas online disponibilizam diferentes opções de pagamento: 9%
- As lojas virtuais têm ofertas mais personalizadas: 6%
- É possível criar uma lista de desejos nas lojas virtuais: 6%
- É possível evitar “vendas agressivas” de funcionários da loja: 5%
Sabendo dessas informações, você que está pensando em criar loja virtual em Portugal em 2023 pode desenvolver um projeto mais adequado para os consumidores deste país. Aliás, logo a seguir apresento algumas soluções que lhe ajudarão a passar o seu projeto do papel para a realidade. Confira!
COMO MONTAR E-COMMERCE EM PORTUGAL?
Criar loja virtual em Portugal e manter o negócio funcionando com sucesso pode ser um empreendimento complexo, pois requer a integração de inúmeros serviços como os de divulgação, atendimento, pagamento e entrega. Felizmente, há uma solução chamada VTEX BOOST que simplifica tudo isso.
A VTEX BOOST é uma parceria entre a VTEX, a E-goi e a Agência e-Plus, entre outras empresas, a qual tem como meta acelerar a digitalização e o crescimento de lojas retalhistas em Portugal.
Para quem não sabe, a VTEX é uma multinacional que conta com um conjunto de softwares e soluções para o comércio online e comércio unificado. A e-Goi, por sua vez, é a maior plataforma de automação de Marketing Portuguesa. E a Agência e-Plus, enfim, é uma das maiores agências de e-commerce e Marketing Digital do Brasil, e com atuação em mais de dez países da América e Europa, certificada em VTEX, E-goi e Meta Ads, além de ser Google Partner Premier. É a agência ideal para criar e divulgar a sua loja online em Portugal.
Por meio da VTEX BOOST você retalhista português ou varejista brasileiro ou de outra nacionalidade pode criar loja virtual em Portugal e divulgá-la de forma mais prática. Além disso, a parceria VTEX BOOST permite integrar os seus canais de vendas online e físicos. Desse modo, mais do que uma loja online, você poderá contar com um poderoso comércio unificado em Portugal. Para saber mais sobre esta oportunidade, clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a equipe da Agência e-Plus via app mensageiro: