Nos dias 1 a 4 de novembro de 2022, eu (Tiago Moraes) e a Nadia Faustino, respectivamente CEO e COO da Agência e-Plus, participamos do maior evento de tecnologia da Europa até então, o Web Summit (14ª edição) em Lisboa, Portugal. Nossa ideia com isso é acompanhar as tecnologias de vanguarda do e-commerce e Marketing Digital tendo em vista antecipar as respostas para os desafios tecnológicos que você lojista poderá enfrentar em breve e, assim, melhorar nosso atendimento.
Nesta edição, o Web Summit contou com mais de:
- 71.000 participantes (42% mulheres);
- 2.300 startups;
- 1.000 investidores;
- 2.000 meios de comunicação;
- 340 parceiros;
- 160 países;
- 26 faixas de conhecimento;
- 25% maior que em 2021.
Marcaram presença no evento empreendedores(as) e executivos(as) como o cofundador da Binance, Changpeng Zhao; o cofundador e COO do metaverso descentralizado Sandbox, Sebastien Borget; e a chefe de produto da Meta, Naomi Gleit, por exemplo. Além disso, o Web Summit 2022 contou com a participação da rainha da Jordânia, Sua Majestade Rania Al Abdullah; do filósofo, escritor e linguista, Noam Chomsky; da primeira dama da Ucrânia, Olena Zelenska; e do cineasta dono do maior canal de Youtube no Brasil, KondZilla Dantas, entre outras VIPs.
Na pauta do evento estiveram assuntos como publicidade, desenvolvimento de back-end e front-end, criptografia e criação de conteúdo. Também se falou em inteligência artificial, aprendizado de máquina, desenvolvimento móvel, varejo e comércio eletrônico. O Web Summit 2022 tratou, ainda, de temas como futuro do trabalho, cidades inteligentes, automóveis e mobilidade, fintech e pagamento, sustentabilidade e tecnologia, e muito mais.
WEB SUMMIT 2022: TEMAS DE INTERESSE PARA O E-COMMERCE
O Web Summit 2022 14ª Edição que ocorreu em Lisboa, Portugal, com a participação da Agência e-Plus, teve 26 faixas de conhecimento, boa parte delas de interesse do e-commerce.
Por exemplo, a faixa “Content Makers” abordou a produção de conteúdo, um tema muito importante para varejistas que querem investir em Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Já a trilha “Fullstk” tratou de temas voltados ao desenvolvimento de softwares, aplicativos e aplicações back-end e front-end.
Enquanto isso, a faixa “Panda Conf” do Web Summit 2022 dedicou-se ao Marketing; a “Security Summit” a manter o mundo online mais seguro; a “Money Conf” à evolução das finanças; e a “Crypto” ao volátil mercado das criptomoedas.
Muito se falou em cripto, metaverso, NFT, etc. Havia áreas do salão de eventos somente para esses temas. Foram abordadas diversas soluções de pagamento, muitas das quais já com o uso de criptomoedas.
Além disso, o evento contou com áreas para investidores com foco em geração de negócios com startups e centenas de startups de diferentes ramos de atuação. Havia áreas para mentorias, roundtables e masterclass para o público; área Dev com stands com conteúdo e soluções variados.
PRESENÇA DO BRASIL E FUTURAMENTE NO BRASIL
Além da Agência e-Plus, o Web Summit 2022 teve uma participação maciça de brasileiros, a maior em todas as 14 edições do evento. Tanto é assim que o CEO da conferência, Paddy Cosgrave, saudou a nossa comitiva em grande estilo. Ele falou de vários assuntos, entre eles as eleições no Brasil marcadas por conteúdos voltados ao combate às fake news.
Já em 2023, pela primeira vez na história, o Web Summit será realizado na América Latina, precisamente no Rio de Janeiro, Brasil. O evento ocorrerá de 01 a 04 de maio. No site já é possível realizar a compra dos ingressos a partir de R $795. De acordo com Cosgrave, a meta é atrair a participação de multinacionais para fomentar a expansão global de startups brasileiras.
- Assim que puder clique em “RD Summit” e conheça um dos maiores eventos de Marketing Digital da América Latina!