Embalagem para e-commerce é um recipiente usado para envolver um produto tendo em vista protegê-lo durante o transporte de última milha (last mile) até o local do cliente. Além disso, ela pode ter a função secundária de exibir a publicidade do seu negócio.
EMBALAGEM E-COMMERCE EM NÚMEROS
O mercado de embalagem e-commerce vai de vento em popa. Para você ter uma ideia, em 2021 ele valia US $47,61 bilhões, de acordo com dados da Data Bridge Market Research. Estima-se que de 2022 a 2029 ele deverá ter uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 11,60%, chegando assim à cifra de US $114,55 bilhões em 7 anos.
Neste cenário, vale dizer, a embalagem para e-commerce tem uma importância chave para o sucesso de um negócio. É que os consumidores prezam por uma boa embalagem. Uma pesquisa de 2019 da ShipStation citada pela Meteor Space revelou que entre 60% e 80% das pessoas não comprariam novamente de uma marca com embalagem ruim.
A Lin, também citada pela Meteor Space, realizou uma pesquisa em 2017 na qual constatou que 30% das empresas aumentaram a receita logo depois de melhorarem as suas embalagens. Ou seja, não é só um bom produto que ajuda a sua loja virtual a vender bem, mas também uma boa embalagem e-commerce.
Além de proteger o produto e influenciar nas compras, uma embalagem bem feita pode se transformar em motivo de orgulho para os consumidores e assim gerar uma publicidade grátis. Conforme a pesquisa da ShipStation, 40% dos consumidores gostariam de mostrar nas redes sociais uma embalagem com aparência única ou especial.
A embalagem e-commerce, enfim, também pode influenciar quem está comprando um produto para outra pessoa. De acordo com pesquisa de 2018 da Ipsos citada pela Meteor Space, 81% dos consumidores nos EUA afirmaram que a embalagem pode influenciar a sua seleção de presentes. Sendo assim, comece a cuidar melhor do seu setor de embalagens e empacotamento a partir de agora!
COMO EMPACOTAR PRODUTOS DO JEITO CERTO?
Assim como em qualquer atividade, a arte da embalagem e-commerce começa com o planejamento. Inicie, então, pesquisando seu público, produto e os tipos de embalagens mais adequadas.
Uma das etapas mais importantes na hora de criar uma embalagem e-commerce é escolher o material. Muitas embalagens plásticas, apesar de baratas, não são sustentáveis. Nos EUA, de acordo com a pesquisa da Ipsos de 2018, 78% dos consumidores afirmaram que têm maior propensão a comprar produtos embalados em papelão ou papel, pois consideram esse material mais ecológico.
Lembre-se, além de ecológico, o material que você escolher para embalagem deve ser leve para não impactar no frete. Sua embalagem também deve ser a menor possível para, desse modo, proporcionar mais praticidade na hora de carregar os veículos de transporte e agilizar as entregas. Em geral, entregas rápidas geram mais vendas.
Ademais, uma embalagem e-commerce personalizada e com bom design pode fidelizar clientes. Conforme estudo de 2018 da West Rock mencionado pela Meteor Space, 52% dos consumidores mudaram de marca de produto devido ao design da embalagem. Portanto, contrate um profissional para desenhar as embalagens.
Na hora de empacotar os produtos, imprima a Nota Fiscal e anexe-a na parte externa da caixa. Se você não tiver uma Nota Fiscal e estiver enviando o produto pelos Correios, imprima e anexe na caixa uma Declaração de Conteúdo. Imprima também as etiquetas de forma profissional, de forma que os dados sejam perfeitamente visíveis. De acordo com estudo da Keller citado pela Meteor Space, as etiquetas transparentes geram mais confiança nas marcas para 74% dos consumidores. Por último, inclua na sua embalagem e-commerce um panfleto com promoções para incentivar o seu cliente a comprar mais.
Assim que puder clique em “Embalagens sustentáveis para e-commerce” e conheça os tipos e as vantagens!