Estoque inicial: como definir isso no seu e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba também como calcular o estoque inicial!

Saber definir o estoque inicial é uma atividade fundamental no e-commerce. Imagem: @storyset
Saber definir o estoque inicial é uma atividade fundamental no e-commerce. Imagem: @storyset

No e-commerce, o estoque inicial é o acúmulo de produtos em um armazém, os quais deverão ser colocados à venda em uma loja virtual que está prestes a ser lançada ou que está começando um ano contábil. Além disso, o estoque inicial pode ser definido como o valor monetário de todos os produtos armazenados e que podem ser colocados à venda ao longo de um período.

COMO DEFINIR O ESTOQUE INICIAL NO E-COMMERCE?

Antes de definir o seu estoque inicial é preciso saber por que é importante ter um estoque. Decerto, um dos principais motivos é que esse recurso elimina gargalos na entrega. Por exemplo, digamos que a sua loja virtual informa ao cliente que a entrega será feita em 1 dia. Todavia, o seu fornecedor só pode entregar em 10 dias. Felizmente, você tem um estoque, então poderá fazer a entrega imediatamente, impedindo o atraso.

Vídeo: saiba qual a importância da gestão de estoque no e-commerce!

Pois bem, para definir o estoque inicial do seu e-commerce você deve primeiramente criar um Plano de Negócios. Este documento lhe ajudará a estabelecer de forma teórica as linhas gerais do seu negócio, como a sua cultura organizacional, o seu público-alvo e o seu mix de produtos, por exemplo; e a planejar o seu estoque.

É difícil, contudo, estabelecer quantas unidades de cada produto o seu estoque inicial deverá ter, pois o seu e-commerce ainda não teve nenhuma experiência real no mercado. Entretanto, com base nos estudos que realizou enquanto criava o seu Plano de Negócios e em estudos das personas do seu público é possível fazer uma estimativa.

Recomenda-se, porém, comprar poucos itens de cada produto dos seus fornecedores. Assim, você terá um estoque completo, mas não muito grande no começo. Daí, então, na medida em que a sua loja virtual faz vendas e ganha experiência de mercado, você descobrirá quais produtos têm maior saída e quais os seus clientes desejam, mas que ainda não fazem parte do seu mix de produtos. Isso lhe permitirá fazer o ajuste fino do seu estoque ao longo do tempo, comprando mais de alguns itens e menos de outros, e adquirindo produtos que completam o seu mix.

Vídeo: saiba como montar um e-commerce sem estoque!

COMO CALCULAR?

Como dito no início deste post, o estoque inicial também pode se referir ao valor monetário de todos os produtos armazenados e que podem ser colocados à venda ao longo de um período. Para calcular isso, você deve usar a fórmula <custo das mercadorias vendidas = estoque inicial + compras – estoque final>, que podemos simplificar assim <CMV=EI+C-EF>.

Digamos, então, que o seu CMV tenha sido R $1.500,00, as suas compras R $1.400,00 e o seu Estoque Final R $93.000,00. Ao aplicarmos a fórmula <CMV=EI+C-EF> teremos que:

1500 = EI + 1400 – 93000

1500 = EI – 91600

91600 + 1500 = EI

EI = 93100

Calcular o estoque inicial é útil para, por exemplo, descobrir o quanto de mercadorias você deve ter armazenadas para gerar um determinado volume de vendas e manter um determinado faturamento em um período.

  • Assim que puder clique em “Gestão de estoque” e saiba qual a importância disso no e-commerce!