Liu Qiangdong: uma biografia

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça o fundador do JD.com!

Richard Liu Qiangdong ou simplesmente Liu Qiangdong é o fundador do JD.com, um dos maiores sites de comércio eletrônico de varejo da China e do mundo, o qual comercializa computadores, eletrodomésticos, celulares, roupas e acessórios automotivos, entre outros produtos.

Filho de pais carvoeiros, Liu Qiangdong nasceu em fevereiro de 1974 na cidade de Suqian, localizada na província de Jiangsu, na China. Não se sabe ao certo como foram seus estudos primários, mas quando jovem ele passou a se interessar por política, graduando-se em Sociologia na Renmin University of China em 1996. Posteriormente, Liu Qiangdong começou a aprender programação de computadores. Além disso, nos anos seguintes, ele obteve um diploma de EMBA na China Europe International Business School.

Na época, o empreendedor lançou um negócio no ramo de restaurantes, que faliu em pouco tempo. Então, ele empregou-se na Japan Life, onde trabalhou como diretor de computadores, diretor de negócios e supervisor de logística, experiências que sem dúvida contribuíram para que ele pudesse criar e desenvolver um novo negócio, que mais tarde seria chamado de JD.com.

LIU QIANGDONG E SUA TRAJETÓRIA NO JD.COM

Em 1998, Richard Liu Qiangdong deu início a um negócio de distribuição de produtos magneto-óticos, no Parque Industrial de Alta Tecnologia Zhongguancun, em Pequim. Esse empreendimento prosperou, de modo que ele chegou a abrir 12 lojas físicas sob a marca Jingdong  em 2003.

Em 2004, contudo, a China passou por um surto de SARS, o que obrigou Liu Qiangdong a digitalizar seu negócio. Assim, ele lançou o primeiro site de  varejo da empresa, o JD.com, sendo a marca JD a abreviatura da Jingdong. No ano seguinte, ele fechou as lojas físicas, tornando-se desse modo 100% online.

Já no ano de 2007,  Liu Qiangdong começou a diversificar seu mix de produtos. Dessa maneira, além de vender produtos eletrônicos, ele passou a comercializar também produtos de varejo como roupas, itens de limpeza, livros, mobiliários, etc. Assim, a JD.com tornou-se um dos maiores e-commerces da China, chegando a abrir capital nos EUA em 2014.

Vídeo: Liu Qiangdong explica a visão estratégica do JD.com (ative a legenda em Português nos controles do player no Youtube)

O PODER DO JD.COM HOJE

Hoje, o JD.com é uma das maiores empresas do mundo. Com 310.000 funcionários, a empresa obteve uma receita líquida de US $43,3 bilhões em 2021, o que representou um aumento de 23% em relação ao quarto trimestre de 2020.

Richard Liu Qiangdong, por sua vez, é o 154º homem mais rico do mundo na atualidade. Ele possui uma fortuna de US $11,5 bilhões, de acordo com dados da Forbes. Em abril de 2022, ele deixou o cargo de CEO do JD.com, passando o bastão para Lei Xu.

Assim que puder clique em “Flávio Jansen” e leia a biografia do fundador do Submarino.com!