O que as empresas como a sua estão usando como estratégias de Marketing 2022? Quais as tendências do mercado quando o assunto é divulgar marcas e produtos? No que apostar para divulgar o seu e-commerce?
Bem, para começar a responder estas perguntas, eu quero apresentar uma pesquisa publicada pela consultoria Conversion sobre o assunto. Para esta pesquisa, a Conversion entrevistou 346 profissionais acima de 18 anos da área de Marketing Digital, growth, vendas e e-commerce.
Vale dizer, 26% dos entrevistados ocupam cargos de coordenação ou gerência. Outros 22,6% são analistas e/ou especialistas. Ademais, 33% trabalham em empresas privadas. Enquanto isso, 28,9% atuam em agências e 22,3% em e-commerces.
A Conversion quis saber desses profissionais em quais estratégias de Marketing Digital eles investem atualmente, ou seja, quais as suas estratégias de Marketing 2022. Os entrevistados responderam assim:
- Mídias Sociais: 77,3%
- SEO: 70,9%
- E-mail Marketing: 67,1%
- Mídia Paga: 66,7%
- Marketing de Conteúdo: 66,7%
- Remarketing: 45,9%
- Inbound: 45,1%
- Vídeos no Youtube: 42,9%
- Automação de Marketing: 40,5%
- Assessoria de Imprensa: 31,6%
Como se pode observar, as Mídias Sociais, o SEO e o E-mail Marketing predominam nesta lista. Mas a pesquisa foi além ao perguntar em quais estratégias de Marketing 2022 os entrevistados pretendem aumentar o investimento. As respostas foram as seguintes:
- SEO: 50,2%
- Marketing de Conteúdo: 48,9%
- Mídia Paga: 46%
- Mídias Sociais: 41%
- Vídeos no Youtube: 29,2%
- E-mail Marketing: 29,2%
- Inbound: 28,1%
- Automação de Marketing: 27,7%
- Influenciadores Digitais: 22,9%
- Remarketing: 22,7%
Isto demonstra sobretudo que o SEO está tomando a dianteira. Mas o estudo revela muito mais. Continue lendo!
PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DE MARKETING 2022
A pesquisa feita pela Conversion mostra que das 10 principais estratégias de Marketing 2022, o SEO, o Marketing de Conteúdo e o Tráfego pago estão entre as mais utilizadas. Em ambas as listas divulgadas no tópico anterior, estas estratégias figuram sempre entre as primeiras.
Outra coisa que se pode notar é que a estratégia de Assessoria de Imprensa desaparece na segunda lista. Ela é substituída pelos influenciadores digitais, que graças às transmissões de vídeo via streaming e ao live commerce vêm ganhando cada vez mais destaque.
O tráfego pago, por sua vez, sobe uma posição na segunda lista. Isso mostra que o uso de mídias pagas como os anúncios do Google continua sendo uma das melhores opções para divulgar marcas e produtos na web.
Enfim, tanto na primeira quanto na segunda lista, o Marketing de Conteúdo, o Inbound Marketing, a Automação de Marketing, o E-mail Marketing, o Remarketing, as mídias sociais e os vídeos no Youtube permanecem entre as 10 estratégias de Marketing 2022. Portanto, vale a pena usá-las também.
COMO IMPLANTAR NO SEU E-COMMERCE?
Há três formas de implantar as estratégias de Marketing 2022 no seu e-commerce. A primeira delas é via equipe de Marketing própria. A segunda é por meio de uma agência de Marketing Digital como a Agência e-Plus, por exemplo. A terceira é a via híbrida, que mistura a equipe própria com uma agência.
Uma equipe própria, é importante mencionar, requer uma sala para operação, hardwares e softwares e equipes de apoio com funcionários de limpeza, por exemplo. Além disso, também requer pagamento de salários e encargos trabalhistas, manutenções e treinamentos, entre outros custos.
Enquanto isso, ao trabalhar com uma agência de Marketing Digital você só precisará pagar os honorários da agência e os aluguéis de softwares como a plataforma RD Station e Semrush, entre outros. Por isso, esta opção pode sair mais em conta.
Seja como for, é importante divulgar o seu e-commerce. Lembre-se, sem divulgação não há visitas na sua loja virtual e sem visitas não há vendas. Enfim, dê o seu jeito!
Assim que puder clique em “Calendário de Marketing” e saiba qual a importância desse recurso para o seu e-commerce!