Social Listening ou, em Português, “Escuta Social”, é o nome dado ao monitoramento do “buzz”, isto é, dos comentários e burburinhos acerca da sua marca e das marcas de terceiros, sobretudo na web. Em outras palavras, é um recurso com o qual você pode descobrir o que as pessoas estão pensando e falando sobre a sua empresa e concorrentes, o que pode lhe ajudar a ter insights para otimizações.
Esse monitoramento é feito por meio de ferramentas de escuta social. Essas ferramentas, as quais abordarei mais adiante neste artigo, permitem acompanhar o que as pessoas comentam sobre as marcas nos blogs, nos portais de notícias, nas redes sociais, nos fóruns, nas páginas de reviews e em outros canais, o que pode lhe proporcionar várias vantagens.
VANTAGENS DO SOCIAL LISTENING
A principal vantagem do Social Listening é o monitoramento de marcas. Isto é, este recurso lhe ajuda a saber o que as pessoas estão falando sobre a sua marca e as marcas concorrentes nas redes sociais e em outros canais de comunicação. Esse conhecimento sem dúvida pode lhe ajudar a tomar decisões melhores, sobretudo na área do Marketing.
Além disso, a Escuta Social pode lhe dar uma medida para o Brand Awareness. Ou seja, você pode utilizar métricas de Social Listening para descobrir qual o nível de consciência de marca que os consumidores têm da sua empresa e empresas de terceiros. Assim, você poderá ter mais parâmetros para tentar aumentar a consciência e a relevância da sua marca e-commerce no mercado.
Por meio do Social Listening é possível acompanhar o status da sua marca e, com base nisso, desenvolver conteúdos melhores. E mais, você poderá gerar ideias para novas campanhas de Marketing, aperfeiçoar produtos e serviços. Também poderá melhorar a experiência de compra dos consumidores e oferecer melhor suporte aos clientes, entre outras ações. Portanto, este é um recurso que vale a pena implantar.
COMO IMPLANTAR?
Para implantar o Social Listening você deve recorrer às ferramentas de escuta social como a Sprout Social, BuzzSumo, Hootsuite e Keyhole, entre outras. Integre uma ou mais dessas ferramentas à sua operação de e-commerce e acompanhe periodicamente os dados que elas vão gerar.
Se necessário, contrate uma equipe para analisar os dados das ferramentas de Escuta Social e gerar insights para melhorias. Ou, se preferir, contrate uma Agência de Marketing Digital como a Agência e-Plus, por exemplo, para realizar esse trabalho por você.
Assim que puder clique em “Suporte ao cliente em rede social” e saiba por que você deve prestar este serviço!