App first: essa estratégia funciona no e-commerce?

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Conheça um exemplo de empresa que usa esse recurso!

Na estratégia app first, o app é o canal de vendas mais importante. Imagem: @storyset
Na estratégia app first, o app é o canal de vendas mais importante. Imagem: @storyset

App first é um termo em Inglês que significa “app primeiro”. No e-commerce, ele nomeia uma estratégia na qual o aplicativo é o principal canal de vendas de uma empresa e, por isso, recebe os maiores investimentos tanto de desenvolvimento quanto de Marketing.

Desse modo, se uma empresa como a sua possui uma loja virtual comum, uma loja mobile e um aplicativo de e-commerce, o app será o canal mais poderoso, no qual a maior parte das vendas acontecem.

  • Leia também o nosso artigo “User first” e conheça a abordagem de e-commerce na qual o usuário deve estar sempre em primeiro lugar!

COMO SURGIU A ESTRATÉGIA APP FIRST?

Para que você possa entender como surgiu a estratégia app first, eu terei que voltar 30 anos no tempo. Em meados dos anos 1990, isto é, nos primórdios da internet, as empresas começaram a criar lojas virtuais que funcionavam a partir de navegadores web. Essas lojas, contudo, eram boas apenas para as telas grandes dos computadores pessoais (PCs), o que nos anos seguintes se tornou um problema.

É que, no final dos anos 2000, os dispositivos móveis se popularizaram e isso gerou um gargalo no e-commerce. As pessoas não conseguiam acessar as lojas virtuais próprias para PCs em telas tão pequenas. Era difícil digitar dados, apertar botões, isto é, a experiência não era boa. Assim, nasceram as estratégias mobile commerce e mobile first, que visavam criar lojas ideais para as telas pequenas dos smartphones.

Vídeo: 5 motivos para investir em mobile commerce

Na esteira do mobile first surgiu, nos anos seguintes, a estratégia do app de e-commerce. A diferença básica entre uma loja mobile é um app é que este último requer instalação no celular do consumidor. Sendo assim, o app requer do consumidor um voto de confiança na marca de e-commerce em questão. Seja como for, o app de e-commerce é que deu origem à estratégia app first.

Nos anos 2010, a indústria de desenvolvimento de apps amadureceu. Com efeito, começaram a aparecer casos em que o aplicativo passou a vigorar entre os principais canais de vendas de um e-commerce. Hoje, em muitos casos, o app é o principal canal de vendas, e algumas empresas do ramo chegam a se denominar como app first.

EXEMPLO

Um dos exemplos mais notáveis de app first é o Shopee. Para quem não sabe, o Shopee é um marketplace asiático, precisamente de Cingapura, lançado em 2015 pelo Sea Group. Ele possui uma loja virtual para navegadores de PC, mobile loja e um aplicativo. Mas o app é quem conta com os melhores recursos.

“Mais que mobile first, a gente se vê como app first. Mais de 95% das vendas vêm do aplicativo. O Shopee é app first desde o início, o que ajuda na experiência do consumidor. Nossa experiência é diferente daquela em todos os outros e-commerces”, comentou o diretor de Marketing da empresa no Brasil, Felipe Piringer, em matéria do site Mobile Time.

O Shopee marca presença no Brasil desde 2019 e em apenas dois anos tornou-se o app mais baixado entre os apps de e-commerce do país, de acordo com a Reuters citada pelo FDR. Ele concorre diretamente com a AliExpress, Wish e eBay, entre outras empresas, ou seja, só com as grandes. Com tanto sucesso assim, fica fácil dizer que a estratégia app first (ao menos para o Shopee) realmente funciona.

  • Assim que puder clique em “Superapp” e conheça um canal de vendas que aumenta o poder omnichannel da sua empresa!