Mini cart: o que é e qual sua utilidade no e-commerce?

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça as vantagens de usar esse recurso na sua loja virtual!

O mini cart proporciona uma experiência de compras mais fluída no e-commerce. Imagem: @storyset
O mini cart proporciona uma experiência de compras mais fluída no e-commerce. Imagem: @storyset

O mini cart, também chamado de mini carrinho, é um carrinho de compras virtual que flutua sobre as páginas de uma loja online como a sua e, desse modo, possibilita que os consumidores visualizem o que estão comprando sem precisarem sair das páginas de vendas. Com efeito, ele proporciona melhor experiência de uso, navegação e compras. Conheça neste post as vantagens de usar esse recurso na sua loja virtual!

DIFERENÇA ENTRE MINI CART E CARRINHO DE COMPRAS COMUM

O mini carrinho funciona de forma muito simples. Enquanto o consumidor navega pela loja virtual, ele pode ver o ícone do carrinho, geralmente no canto superior direito. Ao clicar sobre este ícone, o carrinho se expande e flutua sobre a página.

Vale dizer, em alguns casos o mini cart pode surgir quando o consumidor passa o mouse sobre o ícone. Ou, ainda, quando o consumidor adiciona um novo produto ao carrinho. Seja como for, o mini carrinho se sobrepõe à página de vendas, à home page ou outra página da loja que estiver aberta.

Como se pode observar, o mini cart é diferente do carrinho virtual comum. O carrinho comum retira o consumidor do processo de compras e o conduz para outra página, na qual são listados os produtos selecionados até o momento.

Ao conduzir o consumidor para outra página, o carrinho virtual comum muitas vezes atrapalha a experiência de compras. Em outras palavras, o carrinho comum interrompe a experiência de compras, provocando gargalos que podem gerar abandonos de carrinho.

Enquanto isso, o mini cart se sobrepõe às páginas de vendas e à home page da loja, permitindo que o consumidor verifique os produtos que já foram selecionados e modifique o pedido sem mudar de página. Isso proporciona mais fluidez e praticidade às compras online.

VANTAGENS DO MINI CART PARA AS LOJAS VIRTUAIS

Como dito, quando em comparação com o carrinho de compras comum, o minicart conta com a vantagem de flutuar sobre as páginas. Assim, ele proporciona mais fluidez à experiência de compras.

Mas além disso, o mini cart reconhece imediatamente os produtos selecionados, o que é muito prático. Ele também possibilita fazer alterações nos pedidos de forma rápida. E mais, ele expõe o total do pedido sem que o consumidor precise acessar outra página.

Enfim, o mini cart oferece um acesso fácil ao carrinho completo. Sempre que o consumidor desejar, ele pode acessar o carrinho completo e o checkout com apenas um clique.

EXEMPLO PRÁTICO

Recentemente, a Agência e-Plus realizou a migração da loja virtual da marca de moda de alto padrão Brooksfield Donna para a plataforma VTEX, a qual conta com um mini cart com funções como seleção de tamanho de produto e recurso para acrescentar desconto.

Além disso, o mini cart da loja virtual Brooksfield Donna possui campos para inserção do código do vendedor e CEP para o cálculo do frete. Esse mini cart pode ser acionado com apenas um clique sobre um ícone no topo da loja.

Vídeo: mini cart na loja Brooksfield Donna

Enquanto navegam pela loja, os consumidores da Brooksfield Donna podem conferir a lista de produtos selecionados sem interromper a experiência de compras. Eles também podem acrescentar ou  remover produtos do carrinho com facilidade.

O mini cart, portanto, é um recurso muito útil para lojas virtuais como a sua. Com ele é possível melhorar a experiências de compras e conduzir mais pessoas para o checkout. Vale a pena utilizar. E se precisar de ajuda para implantar, lembre-se, você sempre poderá contar com a Agência e-Plus.