Em Marketing Digital, criar landing page é o ato de desenvolver uma página de destino online na qual o maior número de visitantes possível possa ser convertido em leads, isto é, em contatos, e sobretudo em clientes.
A saber, criar uma landing page envolve produzir conteúdo persuasivo; desenvolver botões com call to actions; escolher uma tecnologia de pagamento no caso de venda de produto e um formulário de captura de e-mails no caso de conversão de leads; e integrar tudo isso em uma página com layout e design capazes de oferecer uma excelente experiência para os usuários.
Como se pode observar, criar uma landing page é um grande desafio. Felizmente, é de conhecimento público que a aplicação de alguns fatores importantes nas páginas de destino podem gerar melhor desempenho tanto na conversão de leads quanto na de clientes. Saiba mais sobre isso logo em seguida!
FATORES IMPORTANTES AO CRIAR LANDING PAGE
Como dito, existem alguns fatores importantes que você deve considerar ao criar landing page. Para desenvolver páginas de destino de sucesso, leve em conta os seguintes “mandamentos”:
Mantenha dezenas de landing pages:
- De acordo com a pesquisa “Lead Generation Lessons From 4.000 Business” citada no blog da HubSpot, as empresas com 31 a 40 páginas de destino podem gerar 7 vezes mais leads do que aquelas com 1 a 5 páginas de destino. Portanto, tenha mais landing pages!
Apresente apenas uma oferta por página:
- 266% de redução na taxa de conversão é o que pode ocasionar as páginas de destino com mais de uma oferta, conforme dados do blog Blue Lead Z. Por isso, a regra de ouro ao criar landing pages é apresentar apenas uma oferta por página. Fique ligado!
Proporcione agilidade no carregamento:
- 7% de redução nas conversões é o que pode gerar um atraso de apenas 1 segundo no carregamento de uma página, de acordo com dados do blog do Neil Patel. Assim, se o seu site fatura R $100 mil por dia, um atraso de 1 segundo produz a perda de R $7 mil diários. Desse modo, agilizar é preciso!
Inclua vídeos contextuais:
- 86% de aumento nas conversões é o que pode gerar a inclusão de vídeos contextuais em páginas de destino, conforme dados do blog Smart Insights. De fato, mais de 90% dos consumidores preferem conteúdo em vídeo do que white papers.
Produza conteúdo rico e extenso em cada página de destino:
- 220% mais leads é o que pode produzir as páginas de destino mais longas, com call to action abaixo da dobra, em relação às mais curtas, de acordo com Teste AB publicado no blog Marketing Experiments. Então, ao criar landing page, priorize o conteúdo extenso e rico.
Exclua o menu de navegação do seu site:
- 100% de aumento nas inscrições de leads é o que pode gerar a exclusão do menu de navegação na página de destino, conforme Teste AB publicado no blog da VWO. Neste caso, como diz aquele ditado, “menos é mais”.
COMO CRIAR UMA LANDING PAGE DE SUCESSO?
O elemento mais fundamental para criar landing page de sucesso é o teste. Você pode desenvolver páginas de destino conforme os parâmetros apresentados nos tópicos anteriores deste artigo, mas não deixe de realizar os seus próprios experimentos para saber o que pode converter mais.
As ferramentas de CRO podem ser muito úteis na hora de testar as suas landing pages. De acordo com dados do blog Venture Beat, as marcas aumentam em média em 223% o ROI ao fazerem uso desses recursos.
Você também deve acompanhar o desempenho das suas landing pages por meio de soluções como a RD Station, por exemplo. A RD Station permite segmentar os leads e entregar o que cada um deles precisa no momento certo, gerando assim resultados melhores.
Lembre-se, enfim, que você sempre poderá recorrer à Agência e-Plus para criar, testar e monitorar as suas landing pages. Para obter suporte para estes e outros serviços de Marketing Digital basta clicar no botão a seguir e iniciar uma conversa via app mensageiro: