Tendências de design para e-commerce

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Saiba o que revela uma pesquisa da Invesp com 200 sites de e-commerce sobre este assunto!

Itens como upsell e cross-sell, por exemplo, estão entre as tendências de design para e-commerce. Imagem: @freepik
Itens como upsell e cross-sell, por exemplo, estão entre as tendências de design para e-commerce. Imagem: @freepik

As tendências de design para e-commerce são nada mais do que inclinações ou disposições naturais para o uso de determinados itens e concepções de design e ux design em sites de e-commerce como lojas virtuais e marketplaces, tendo em vista garantir uma boa experiência de compra.

A saber, o design de um site e-commerce leva em conta centenas de itens como a cor, as imagens, os botões “Comprar”, as recomendações como “upsell” e  as políticas de devolução de produtos, por exemplo. Cada loja pode usar um ou mais desses itens. Contudo, quando a maioria usa um determinado item, aí configura-se uma tendência de design para e-commerce.

TENDÊNCIAS DE DESIGN PARA E-COMMERCE: UMA PESQUISA COM 200 SITES

A fim de saber quais as principais tendências de design para e-commerce, a consultoria norte-americana de CRO, Invesp, realizou uma pesquisa com 200 dos principais sites de e-commerce da atualidade. Confira em seguida os resultados:

  • 71% dos sites de e-commerce pesquisados exibem imagens no carrinho virtual;
  • 79% contam com um botão “Continuar comprando” na página do carrinho virtual;
  • 57% possuem uma política de devolução clara na página do carrinho virtual;
  • 80% fornecem garantias de privacidade na página do carrinho virtual;
  • 54% empregam upsell e cross-sell no carrinho virtual;
  • 58% oferecem assistência ao vivo via telefone na página do carrinho virtual;
  • 50% contam com carrinhos que exibem caixas de códigos de promoção / cupom;
  • 68% exibem várias opções de envio;
  • 64% permitem que o consumidor faça checkout anônimo, isto é, como convidado;
  • 50% mostram prazos de entrega estimados para diferentes opções de envio na mesma página.

Estes itens, portanto, representam algumas das tendências de design para e-commerce. Digamos que eles passaram nos testes de performance da maioria das grandes lojas virtuais. Sendo assim, considera-se que eles são fundamentais em toda e qualquer loja online.

Vídeo: entenda como o design influencia a credibilidade do seu e-commerce!

A IMPORTÂNCIA DE TESTAR O DESIGN NO E-COMMERCE

Acompanhar as tendências de design para e-commerce é uma ótima ideia para melhorar o desempenho da sua loja virtual. Entretanto, você não pode deixar de realizar os seus próprios testes a fim de saber quais os melhores itens, funções e aplicações  para incorporar na sua loja especificamente.

Existem muitas formas de testar o design da sua loja online. Com os mapas de calor, por exemplo, é possível verificar quais áreas do seu site os consumidores mais acessam e quais eles acessam pouco. Desse modo, você pode otimizar as áreas de menor interesse para melhorar o uso.

Outro jeito de testar o design é por meio do Teste AB, com o qual pode-se comparar duas versões de um mesmo elemento de layout tendo em vista descobrir qual delas gera a melhor performance. Com esse teste é possível comparar botões, conteúdos, promoções e outros fatores.

Para testar a sua loja online e ir além das tendências de design para e-commerce, use softwares como o Hotjar e o Google Optimize, por exemplo, que contam com ferramentas de mapa de calor e Teste AB, entre outras super úteis para tal propósito.

SUPORTE PARA TESTE, DESIGN E REDESIGN DE E-COMMERCE

Por inúmeros motivos, nem sempre é possível aos varejistas online como você aplicar as tendências de design para e-commerce ou realizar testes para melhorias do layout sozinhos. Por isso, seja para fazer os testes ou criar um design ou redesign de loja você pode recorrer à ajuda de uma agência de e-commerce.

A Agência e-Plus, por exemplo, é uma agência de e-commerce paulistana com atuação em todo o Brasil e em países da América e Europa como a Argentina, Espanha e Portugal. Especialista em VTEX, a Agência e-Plus já produziu mais de 300 lojas online para empresas de médio a grande portes.

Com serviços como os de implantação de e-commerce, design, redesign, suporte e evolução de e-commerce, além de CRO e assessoria de Marketing Digital, entre outros, a Agência e-Plus pode lhe ajudar a dar um up na performance de vendas do  seu comércio eletrônico.

Para entrar em contato com a equipe da Agência e-Plus e saber mais sobre isso basta clicar no botão em seguida e iniciar uma conversa via app mensageiro: