Em Marketing Digital e em Inbound Marketing, o e-mail de boas-vindas é o primeiro e-mail que um consumidor recebe logo depois de se cadastrar na sua lista de e-mails. Ou seja, ele representa o primeiro contato da sua empresa com um visitante que acabou de se tornar um lead (um contato).
Em outras palavras, esse tipo de e-mail serve para fins de acolhimento dos seus novos contatos. É como se você disse para eles, “olha, estou gostando muito da ideia de poder contar com você agora. Você pode entrar. Sinta-se à vontade!”.
Esta primeira mensagem, enfim, é uma grande chance não apenas de conquistar um novo lead, mas de impulsioná-lo para as fases seguintes do Funil de Vendas. É a chance de encorajar este contato para que ele se torne em breve um prospect, um cliente, um freguês e um promotor da sua marca.
POR QUE CONTAR COM O E-MAIL DE BOAS-VINDAS NO E-COMMERCE?
No e-commerce, especialmente, o e-mail de boas-vindas é essencial. Ele demarca o início de um ciclo, pois é a partir dele que você diz nas entrelinhas que o consumidor não é mais só um consumidor, mas que agora ele faz parte da grande família que é a sua marca.
Mas mais do que isso, ele também gera resultados. Para você ter uma ideia, de acordo com dados de infográfico da Invesp:
- 50% é a taxa média de abertura dos e-mails de boas-vindas e, sendo assim, eles são 86% mais eficazes do que os boletins informativos padrão;
- 320% maior é a receita por e-mail de boas-vindas em relação a outros tipos de e-mails promocionais;
- 33% maior é o engajamento com a marca dos leads que recebem um e-mail de boas-vindas;
- 14,4% é a taxa de cliques dos e-mails de boas-vindas contra 2,7% de outros tipos de e-mails.
Além disso, 30% maior pode ser a receita dos e-mails de boas-vindas com ofertas em relação aos que não têm oferta. Isto é, se você recomendar algum produto logo depois da sua mensagem de acolhimento, os resultados poderão ser ainda melhores.
Vale mencionar, enfim, que 74% dos consumidores esperam receber um e-mail de acolhimento logo depois de se inscreverem na sua lista e se tornarem seus leads. No entanto, apenas 57,7% das marcas enviam esse tipo de mensagem para os seus leads recém-assinados.
7 FATORES IMPORTANTES PARA INCLUIR NOS SEUS E-MAILS DE ACOLHIMENTO
Ao criar e-mails de boas-vindas para acolher os leads do seu e-commerce, leve sempre em conta fatores como:
- Confirmação: explique que o consumidor foi devidamente inscrito na sua lista de e-mails;
- Agradecimento: mostre gratidão pelo consumidor ter optado pela sua marca;
- Usabilidade: ofereça facilidade para ler e clicar nos links;
- Personalização: chame cada lead pelo nome;
- Call to Actions: insira frases de chamariz para incentivar os leads a clicar nos links da mensagem;
- Segmentação: coloque tags nos leads de acordo com os links que eles clicam;
- Ofertas: apresente algumas ofertas de produtos que o consumidor possa querer visualizar.
Ademais, você também pode usar os e-mails de boas-vindas para reforçar a sua marca informando o que ela é capaz de fazer pelo consumidor. Também é possível citar links para conteúdos relevantes para o lead a fim de iniciar um processo de nutrição de leads.
Seja como for, é imprescindível fazer uso dos e-mails de boas-vindas no seu e-commerce. Por meio desse recurso você certamente aumentará o engajamento dos leads, levando muito mais deles a se converterem em clientes. Portanto, use e abuse desse recurso!
Assim que puder clique em “O que é E-mail Marketing” e entenda por que você deve usar essa estratégia no e-commerce!