Causas de atraso na entrega de produtos

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Saiba quais as consequências e como evitar a falta de pontualidade no frete!

Problemas com roteirização estão entre as principais causas de atraso na entrega de produtos. Imagem: @jcomp
Problemas com roteirização estão entre as principais causas de atraso na entrega de produtos. Imagem: @jcomp

No e-commerce, as causas de atraso na entrega de produtos abrangem uma lista de problemas que se relacionam com fatores como erros no planejamento da logística, equívocos na elaboração de rotas de transporte e falhas na comunicação entre as partes, por exemplo. Em todos os casos, isso pode gerar consequências muito ruins para a sua empresa.

Em geral, para o cliente, não importam quais foram as causas de atraso na entrega de produtos, mas as consequências. Para ele, a falta de pontualidade no frete pode soar sobretudo como um desrespeito, uma falta de compromisso ou desleixo, o que impacta negativamente na fidelização.

Para você ter uma ideia, de acordo com estudo feito pela Voxware citado pelo Website Magazine, 69% dos consumidores são muito menos ou menos propensos a comprar com um varejista no futuro se um item que compraram não for entregue no prazo.

Portanto, é de extrema urgência combater as causas de atraso na entrega de produtos. Mas para fazer isso, antes é preciso conhecer quais causas são essas. Logo em seguida, apresento uma lista que contém as principais delas. Confira!

CAUSAS DE ATRASO NA ENTREGA DE PRODUTOS

Hoje, as principais causas de atraso na entrega de produtos comprados no e-commerce são:

  • Dificuldades e erros no planejamento, programação e roteirização das entregas;
  • Pacotes parados em contêineres em portos e aeroportos, sobre os quais você não tem controle;
  • Equívocos na elaboração das rotas de entregas;
  • Congestionamento do trânsito provocado por acidentes ou condições meteorológicas ruins;
  • Problemas na gestão do estoque;
  • Problemas na gestão de frotas;
  • Ausência de uma pessoa para receber o produto no local de entrega;
  • Selecionar Picking e packing: o que é e qual a importância no e-commerce?
  • Picking e packing ineficiente;
  • Falhas na comunicação entre a empresa, os motoristas e os clientes;
  • Sistema pode indicar prazos de entrega impossíveis de serem cumpridos;
  • Problemas com as transportadoras e prestadores de serviços;
  • Dificuldade de acesso em áreas remotas.

Como se pode observar, a lista é grande. Felizmente, há muitas formas de combater as causas de atraso na entrega de produtos. A seguir, apresento algumas ferramentas que podem ajudar. Continue lendo!

COMO EVITAR?

Uma das formas de  evitar as causas de atraso na entrega de produtos é planejar a sua logística. Para fazer isso, recomendo a utilização de softwares como Enterprise Resource Planning (ERP),  Warehouse Management System (WMS) e Transportation Management System (TMS).

Outro software importante que você precisa usar para evitar as causas de atraso na entrega de produtos é o de gestão de entregas. O VTEX Tracking, por exemplo, cumpre essa função muito bem.

Vídeo: saiba mais sobre o VTEX Tracking!

O VTEX Tracking possibilita roteirizar e informar a previsão de entrega com eficiência. Ele também permite monitorar as remessas e se comunicar com os motoristas. Ademais, por meio deste software você poderá notificar os clientes acerca do trajeto e previsão de chegada.

Enfim, transforme o atraso na entrega em uma métrica. Estipule uma KPI mensal que possa estimular os seus colaboradores a diminuir a taxa de atrasos. Assim, você poderá aumentar a eficiência do seu frete e melhorar a credibilidade da sua marca e-commerce no mercado.

  • Assim que puder clique em “Last mile” e saiba mais sobre como proporcionar uma boa experiência na última milha de entrega de produtos no e-commerce!