Tipos de influenciadores são categorias de influencers digitais, as quais são dispostas em uma hierarquia organizada a partir do número de seguidores. Essa hierarquia, por sua vez, facilita a seleção de profissionais para fins de Marketing.
Em outras palavras, ao separar os influencers por tipos, os profissionais de Marketing podem escolher o mais adequado para cada campanha de divulgação com mais facilidade. Além disso, classificar os influencers por categorias facilita a estipulação de valores de contratos e cachês.
TIPOS DE INFLUENCIADORES
No mundo do Marketing Digital, hoje todos concordam que existem 4 tipos de influenciadores, confira em seguida (clique nos títulos para saber mais sobre cada um deles):
Mega:
Dos 4 tipos de influenciadores, os mega são os maiores. Os mega influenciadores são aqueles que conquistaram no mínimo 1 milhão de seguidores em ao menos um canal de comunicação da internet. Por exemplo, o Luva de Pedreiro tem mais de 18 milhões apenas no TikTok.
Macro:
Os macro influencers estão em um plano intermediário na hierarquia dos influenciadores. Isto é, eles contam com um público de 500 mil a 1 milhão de seguidores em ao menos um canal de comunicação da internet. Um exemplo é a Larissa Alencar, que possui mais de 700 mil no Yotube.
Micro:
Os micro influencers têm um público de 10 mil a 500 mil seguidores em ao menos um canal de comunicação da internet. Apesar de contarem com um público menor, eles ocupam uma posição intermediária na hierarquia. O Rafael Chess, por exemplo, possui mais de 300 mil no Youtube.
Nano:
O menor dos tipos de influenciadores, os nano conquistaram entre 1 mil e 10 mil seguidores em ao menos um canal de comunicação da internet. O público é pequeno, mas geralmente muito engajado. O fotógrafo Felipe Kalil, por exemplo, tem cerca de 6 mil seguidores no Youtube.
QUAL USAR NO SEU E-COMMERCE?
Qual dos tipos de influenciadores usar para divulgar o seu e-commerce? Pois bem, depende do seu objetivo de Marketing. Se a meta for, por exemplo, divulgar para um vasto público, use então os mega ou macro influencers.
Se, contudo, você pretende divulgar seu e-commerce para um público não tão vasto, mas muito específico, então prefira os micro ou nano influencers. Eles lhe ajudarão a ganhar mais prestígio perante um público pequeno, mas muito engajado.
Assim que puder clique em “Influenciadores” e saiba como eles afetam as decisões de compras!