O que é Marketing Preditivo?

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O Marketing Preditivo usa eventos do passado para prever o futuro e assim orientar as ações de divulgação. Imagem: @jcomp
O Marketing Preditivo usa eventos do passado para prever o futuro e assim orientar as ações de divulgação. Imagem: @jcomp

Marketing Preditivo é uma vertente do Marketing que faz uso de recursos como o Big Data, o Machine Learning e a Inteligência Artificial para analisar eventos do passado e verificar as chances deles ocorrerem no futuro, e com base nisso criar ações de divulgação mais eficazes.

COMO APLICAR O MARKETING PREDITIVO NO E-COMMERCE?

Aplicar o Marketing Preditivo no e-commerce requer o uso de tecnologias que permitem captar e processar os dados de consumidores. Entre estas tecnologias podemos citar, por exemplo:

Machine Learning:

Machine Learning é o termo em Inglês para Aprendizado de Máquina. É um tipo de sistema com o qual é possível personalizar o Marketing, oferecendo soluções aos consumidores com base nos dados de suas experiências de compras ao longo do tempo. Exemplo disso é o Google Ads, que usa dados de localização e pesquisas para expor anúncios mais adequados para cada consumidor.

Inteligência Artificial (IA):

Uma IA é um sistema que imita as habilidade humanas. Em geral, usa-se esse tipo de sistema para realizar ações repetitivas, melhorar a experiência de compras e desenvolver campanhas de Marketing Preditivo. As campanhas “Google Performance Max”, por exemplo, usam a IA para rodar anúncios no momento certo para cada consumidor.

Vídeo: as campanhas PMax do Google usam IA para gerar anúncios mais relevantes

Lead Scoring:

O Lead Scoring é um sistema de classificação de leads. Ele pontua cada lead com base em seus comportamentos e, desse modo, define quais deles estão mais próximos de fazer uma compra e quais ainda não. Com efeito, é possível criar campanhas personalizadas para cada lead. A RD Station, por exemplo, tem o recurso Lead Scoring.

Big Data:

Big Data é o veloz acúmulo de um grande e variado volume de dados com alto grau de fidelidade e valor inestimado. No e-commerce, esse acúmulo de dados pode se referir aos dados de comportamento dos clientes captado, por exemplo, por softwares de CRM como o Salesforce. Isso permite gerar previsões e insights para campanhas de Marketing Preditivo.

Vídeo: o que é Marketing Preditivo?

Além disso, podem ser usadas a favor do Marketing Preditivo as ferramentas de análises como o Google Analytics e de Business Intelligence como o Power BI, entre outras. Seja como for, prever as ações dos consumidores permite que você crie estratégias de divulgação que aumentarão a performance de vendas da sua loja virtual.

  • Assim que puder clique em “Brand Marketing” e saiba qual a importância desse recurso para o seu e-commerce!