O que é buybox e qual sua importância no e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça um recurso que permite melhorar a experiência de compras em marketplaces!

Buyboxes: recurso lista sellers na hora das compras em marketplaces. Imagem: @ijeab
Buyboxes: recurso lista sellers na hora das compras em marketplaces. Imagem: @ijeab

Buybox, também chamado de seller box e de caixa de compras, é um recurso disponível em marketplaces como o da Amazon, por exemplo, o qual serve para apresentar os produtos de vários vendedores em uma página tendo em vista proporcionar mais oportunidades de escolha para o consumidor.

Vídeo: o poder do buybox

COMO FUNCIONA O BUYBOX?

O seller box funciona de maneira bem simples. Quando um consumidor busca o nome de um produto no campo de pesquisa do marketplace, o recurso lista todos os vendedores que o comercializam. Desse modo, o consumidor tem acesso a várias opções de compra.

Em geral, o algoritmo do buybox destaca o produto com o melhor preço. Mas além disso, ele lista os vendedores que comercializam o mesmo item. Dessa maneira, o consumidor pode comparar parâmetros como o custo do frete, formas de entrega, variações de cor do produto, etc.

Seja como for, enquanto seller o ideal é tentar fazer com que os produtos que você vende nos marketplaces apareçam sempre em destaque. Assim, você obterá mais tráfego na sua página de vendas e a sua chance de fechar negócio será maior que a dos seus concorrentes.

Buybox (caixa de compras) na Amazon: recurso cita a oferta principal e de outros sellers
Buybox (caixa de compras) na Amazon: recurso cita a oferta principal e de outros sellers

COMO OBTER DESTAQUE PARA OS SEUS PRODUTOS?

Na maioria dos marketplaces, o principal critério para que o seu produto apareça em destaque no seller box é o preço. Com efeito, se o seu preço for menor que o dos seus concorrentes, a tendência é que você obtenha o precioso destaque na caixa de compras.

Entretanto, vale dizer, que precificar seu produto em um patamar muito inferior ao da concorrência pode gerar desconfiança nos consumidores. Sendo assim, busque sempre o equilíbrio ao colocar o preço em cada item.

Ademais, para listar os produtos, o algoritmo das buyboxes pode levar em conta outros parâmetros como a quantidade do item no estoque e o valor e o prazo do frete. Ele também pode considerar as melhores condições de pagamento e a reputação dos sellers, etc.

Vídeo: saiba mais sobre o buybox da Amazon (o vídeo está em Inglês, mas você pode ativar a legenda em Português nos controles do player no Youtube)

VANTAGEM DA BUYBOX PARA O SELLER

A principal vantagem das buyboxes para os sellers é que ao listar produtos de vendedores ela abre um espaço a mais para a exposição dos seus produtos. Ainda que muitas vezes os seus produtos não apareçam em destaque, o recurso aumenta as suas chances de alcançar consumidores interessados nos seus produtos.

Assim que puder clique em “VTEX Marketplace” e descubra como montar o seu ou atuar como seller nos marketplaces de terceiros!