Por que os backlinks são importantes para o seu e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Um recurso que gera visitas, fidelizações, autoridade e popularidade na internet

Os links que partem de outros sites para a sua loja virtual e blog e-commerce criam vínculos que fortalecem o seu negócio como um todo
Os links que partem de outros sites para a sua loja virtual e blog e-commerce criam vínculos que fortalecem o seu negócio como um todo

No e-commerce, o backlink (termo em inglês que significa algo como “link de retorno”) é nada menos que um link posicionado em um site externo que aponta para a homepage ou outra página da sua loja virtual ou do seu blog e-commerce.

Esse tipo de lincagem pode proporcionar inúmeros benefícios aos seus sites de comércio eletrônico, tais como:

Portas de entrada:

Cada link é uma porta de entrada capaz de trazer visitantes para as suas páginas de produtos e ampliar as suas vendas.

Soluções que fidelizam:

Quem clica em um link é porque está tentando obter respostas. Ao oferecer boas respostas, você fideliza e atrai essas pessoas para o seu negócio.

Autoridade:

Quando alguém cria naturalmente (sem intervenção sua) um link para a sua loja virtual ou blog e-commerce, isso demonstra a sua autoridade no ramo.

Popularidade:

Especialistas em SEO dizem que cada link apontado para sua loja funciona como um voto e, assim, influencia seu ranqueamento no Google positivamente.

Olhando por este ângulo você poderá pensar que é um ótimo negócio contar com não apenas um, mas dezenas, centenas ou talvez milhares de backlinks apontando para as suas páginas. E você está certo!

Você deve saber, porém, que há links que podem não gerar muito tráfego, no entanto, provêm de sites relevantes, então, é bom deixar que eles continuem existindo; e há links que proporcionam uma alta quantidade de tráfego, o que é melhor ainda para o seu negócio online.

Mas tenha cuidado, pois nem todos os backlinks poderão ser bons para o seu site e-commerce. Os links de páginas irrelevantes e também aqueles conseguidos com técnicas SEO do tipo “black hat” (abusivas) podem ser muito prejudiciais e gerar penalizações por parte dos motores de buscas e, assim, jogar as suas páginas no limbo da internet. No artigo “Guest post funciona no e-commerce?” eu escrevo um pouco mais sobre essa questão. Acesse e leia!