Mǎ Yún, mais conhecido como Jack Ma, é o co-fundador do conglomerado internacional de e-commerces Alibaba Group. Ele atuou como CEO da empresa até setembro de 2019 quando passou o cargo para o economista e ex-presidente da Tmall, Daniel Zhang.
Jack Ma nasceu em 1964 na cidade de Hangzhou, capital da província de Chequião, na República Popular da China. Ainda adolescente, começou a estudar o idioma Inglês enquanto conduzia turistas de forma gratuita pela cidade.
Em uma de suas guiagens, um turista dos EUA sugeriu a Mǎ Yún que mudasse seu nome, pois ele achava muito difícil de se pronunciar. A partir de então, o guia turístico passou a usar o cognome americanizado Jack Ma.
Sua vida estudantil e profissional, contudo, não foi nada fácil. De acordo com o blog Startse, ele foi rejeitado várias vezes em testes da escola primária, ensino fundamental e vestibular. Em dez tentativas, Harvard o recusou. Além disso, fracassou para empregos na polícia e no KFC.
Apesar disso, nos anos 1990, Jack Ma se formou em Inglês na Universidade Normal de Hangzhou e passou a lecionar o idioma no Hangzhou Teacher’s College. E nos anos 2000, enfim, conseguiu obter seu MBA na Universidade Cheung Kong. Nesta mesma época, ele começou a fundar o Alibaba Group.
JACK MA E SUA TRAJETÓRIA NO ALIBABA GROUP
Em 1994, em uma viagem aos EUA, Jack Ma conheceu a internet, o que ativou a sua mente os tipos de negócios que poderiam ser feitos a partir da web. Ao longo de cinco anos, ele testou possibilidades como sites informativos e serviços de criação de sites, mas não obteve sucesso.
Já em 1999, após se demitir de um emprego no Ministério de Comércio Exterior da China, ele fundou o e-commerce Alibaba, com sede em seu apartamento. Ao modo Business To Business (B2B), o site Alibaba especializou-se em vendas de empresas para empresas, conectando fábricas chinesas a compradores de vários países. Nas décadas seguintes, o Alibaba se tornaria uma das maiores potências do e-commerce mundial.
Com o tempo, Jack Ma lançou outros sites e tecnologias de e-commerce, dentre os quais os seguintes:
- AliExpress: B2B e B2C online para consumidores e empresas de fora da China;
- Taobao: B2B e B2C online para consumidores e empresas chinesas;
- Tmall: site de varejo para consumidores chineses;
- AliPay: carteira digital, isto é, uma plataforma de pagamento móvel;
- Alimama: ferramenta de Marketing Digital dos e-commerces do Alibaba;
- Alibaba Cloud: serviço de computação em nuvem líder na China;
- Ant Financial: empresa de serviços financeiros;
- Freshippo: rede de supermercados de ultra alta tecnologia.
Hoje, todas essas empresas, bem como o site Alibaba, fazem parte do Alibaba Group.
O PODER DO ALIBABA GROUP HOJE
Conforme dados do blog Suno, ao entrar para a Bolsa de Nova Iorque, o Alibaba recebeu a maior oferta pública inicial da história financeira dos EUA, no valor de US $25 bilhões. E de acordo com matéria do portal Exame, o Alibaba Group chegou a valer US $850 bilhões em 2020.
Hoje, o Alibaba Group fundado por Jack Ma há pouco mais de 20 anos é responsável por mais de 60% do comércio eletrônico da China. E Mǎ Yún, por sua vez, figura na lista da Forbes entre as 70 pessoas mais ricas do mundo com uma fortuna de US $24,7 bilhões.
Assim que puder clique em “Marcos Galperin” e conheça a história do mais famoso co-fundador do Mercado Livre!