Se você ainda não sabe qual a importância da nutrição de leads no e-commerce, então é melhor reservar cinco minutinhos para ler este post. Neste artigo, apresentarei alguns números que comprovam a eficiência desse recurso.
Antes de mais nada, contudo, é bom informar quem ainda não sabe o que é lead. Um lead é um visitante da sua loja virtual que cadastrou nome e e-mail na sua lista de contatos. Em outras palavras, um lead é um visitante que deixou de ser anônimo e passou a ser um contato. É o segundo estágio da Régua de Relacionamento.
Já a nutrição de leads é o nome dado a um processo do Inbound Marketing que se dá por meio do envio de mensagens de e-mail automatizadas que visam estimular os leads a fazerem uma ou mais compras na sua loja virtual. A importância da nutrição de leads é que ela gera leads mais qualificados, o que proporciona várias vantagens. Saiba mais em seguida!
IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO DE LEADS
Como dito, a importância da nutrição de leads está no fato de que esse processo gera leads mais qualificados. Isso, por sua vez, desencadeia uma série de vantagens como mais oportunidades de vendas, por exemplo. De acordo com dados de infográfico da Invesp:
- 47% maiores são as compras dos leads nutridos em relação ao não nutridos;
- 20% de aumento nas oportunidades de vendas é o que geram os leads nutridos em relação aos não nutridos;
- 50% mais leads prontos para compras a um custo 33% menor é o que obtêm as empresas que se destacam na nutrição de leads;
- 4 a 10 vezes maior é a taxa de resposta de e-mails de nutrição de leads em comparação com os envios de e-mails independentes.
Como se pode observar, nutrir os leads é um processo que pode aumentar as decisões de compras e, mais do que isso, pode gerar compras com ticket médio maior. Portanto, vale muito a pena investir neste recurso do Inbound Marketing.
DESAFIOS
Se fosse fácil fazer, todo mundo faria. Mas o fato é que existem uma série de dificuldades para a aplicação da nutrição de leads. Para você ter uma ideia, conforme o infográfico já citado da Invesp, os principais desafios para um programa de nutrição de leads são:
- 59% criar conteúdo relevante;
- 49% segmentar os leds por estágio de decisão;
- 39% segmentar por prospect persona;
- 33% criar fluxos de informação;
- 32% personalizar as campanhas;
- 31% fazer a integração multicanal;
- 29% segmentar os dados dos leads.
Mas seja qual for o desafio, você sempre poderá recorrer a uma agência de Inbound Marketing como a Agência e-Plus para lhe ajudar a realizar esta atividade. Nossa equipe usa ferramentas como a RD Station para cuidar das campanhas dos nossos clientes do e-commerce, o que facilita demais a nutrição de leads.
A RD Station possui o recurso Lead Scoring, que possibilita identificar quais leads estão mais próximos de fazer uma compra e quais ainda não. E tem também o recurso Lead Tracking, que permite monitorar as visitas que os consumidores fazem em seu site de e-commerce e assim descobrir quando, como e por que eles acessam as suas páginas.
Enfim, é muito importante fazer a nutrição de leads. Ao gerar leads mais qualificados, ela melhora as suas vendas e o ajuda a superar a concorrência. Portanto, se você ainda não faz a nutrição de leads, comece a fazer agora. E conte com a Agência e-Plus para lhe ajudar nesta atividade!
Assim que puder clique em “Geração de leads” e saiba como aumentar a sua lista de contatos!