Pesquisa facetada: o que é e qual a importância no e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Permita que os consumidores encontrem produtos de forma mais ágil e fácil na sua loja virtual!

A pesquisa facetada permite que os consumidores possam buscar produtos usando filtros. Imagem: @flaticon
A pesquisa facetada permite que os consumidores possam buscar produtos usando filtros. Imagem: @flaticon

Pesquisa facetada ou navegação facetada é um recurso de busca, o qual permite que um usuário encontre conteúdo em um site ou portal, por exemplo, a partir da seleção de atributos. É possível implantar esse recurso em lojas virtuais, em marketplaces e em outros sites de e-commerce para permitir que os consumidores encontrem produtos de forma mais fácil e mais ágil.

No e-commerce, é comum usar a pesquisa facetada quando a loja online possui uma grande variedade de produtos. Assim, ao buscar por um item como uma calça, o consumidor poderá selecionar atributos como o tecido, a cor, o tamanho, etc., até encontrar a calça mais adequada para ele. Com efeito, este recurso pode ajudar a melhorar a experiência de uso da loja e a experiência de compra.

Vídeo: saiba mais sobre pesquisa facetada!

PESQUISA FACETADA NO E-COMMERCE

Como dito, a navegação facetada proporciona melhor experiência de uso e de compras no e-commerce. Por meio dela, os consumidores podem filtrar as suas buscas de produtos até encontrarem o item mais adequado para os propósitos deles.

Nas lojas virtuais, a pesquisa facetada é implantada nas páginas de categorias. Para fazer isso basta incluir nestas páginas filtros com vários atributos como o peso, a cor e a marca, por exemplo, dependendo dos itens que estiverem à venda.

A título de exemplo, a loja virtual Tintas MC desenvolvida pela Agência e-Plus com a plataforma VTEX conta com o recurso. Desse modo, os consumidores podem filtrar os itens por meio de atributos como a faixa de preço, a linha, o acabamento e a diluição, etc.

Vídeo: a pesquisa facetada na loja virtual Tintas MC

No geral, o recurso pode funcionar de duas formas. Na primeira delas, logo depois que um consumidor seleciona um filtro, a página se atualiza e expõe os produtos que são o resultado da seleção. Na segunda, o consumidor precisa selecionar um ou mais filtros e em seguida clicar em um botão “Aplicar” para concluir a ação.

Apesar de facilitar as pesquisas, a navegação facetada pode gerar duplicação de conteúdo e canibalização de palavras-chave, entre outros problemas de SEO. Por isso, é bom contar com o suporte de uma agência e-commerce como a Agència e-Plus, por exemplo, para implantar esse recurso na sua loja virtual.

Assim que puder clique em “Pesquisa visual” e saiba por que e como otimizar as imagens da sua loja virtual!