No e-commerce, um sistema de assinatura é um recurso que pode ser implementado em lojas virtuais e em marketplaces, no qual os consumidores podem assinar um serviço de compras recorrentes. Essas compras recorrentes podem se referir, por exemplo, a reabastecimento de produtos ou a curadoria, entre outras coisas.
A título de exemplo, a loja virtual Empório Quatro Estrelas desenvolvida pela Agência e-Plus conta com este recurso. Cada uma de suas páginas de produtos possui um botão “Comprar e assinar” logo abaixo do botão “Comprar”. Assim, os consumidores podem decidir se farão uma compra avulsa ou ativar a compra recorrente.
De fato, o serviço de assinatura no e-commerce tem se tornado uma tendência. Outras empresas como a Cobasi e a Droga Raia, por exemplo, também contam com o recurso. Desse modo, essas marcas conseguem oferecer uma melhor experiência de compra para o consumidor, o que gera fidelização e melhora a receita da loja virtual, entre outras vantagens.
ESTADO DO SERVIÇO DE ASSINATURA NO E-COMMERCE
Só vale a pena implementar um serviço de assinatura na loja virtual se houver adesão dos consumidores. Neste aspecto, no geral, parece que os consumidores têm gostado muito do recurso. Para você ter uma ideia, de acordo com infográfico da Invesp:
- 50% dos assinantes de serviços de comércio eletrônico têm mais de uma assinatura ativa;
- 60% das assinaturas são feitas por mulheres;
- 42% dos homens contra 28% das mulheres são propensos a ter três ou mais assinaturas;
- 20% dos homens e 7% das mulheres afirmam estar inscritos em ao menos 6 serviços do tipo.
Como se pode observar, as pessoas tendem a assinar mais de um serviço. Isso acontece porque o serviço de assinatura gera mais conveniência para o consumidor. É melhor para ele deixar a recompra no automático ao invés de refazer pedidos manualmente.
O infográfico da Invesp também mostra que 32% das pessoas optam por um serviço de assinatura para reabastecimento de produtos. Outras 55% para curadoria e 13% para obter descontos. Não obstante, os serviços baseados em reabastecimento têm uma taxa de conversão mais alta, de 65%, contra 52% da curadoria.
Enfim, 28% dos consumidores relatam que o motivo mais importante para continuar a usar um serviço de assinatura é a experiência personalizada. Enquanto isso, 24% o fazem por conveniência e 23% pelo custo benefício.
VANTAGENS DE IMPLANTAR UM SERVIÇO DE ASSINATURA NA SUA LOJA VIRTUAL
Existem várias vantagens de implantar um sistema de assinatura na sua loja virtual. Por meio desse serviço é possível, por exemplo:
- Gerar mais conveniência para os consumidores;
- Gerar compras automáticas e assim fidelizar mais clientes;
- Ter um estoque mais previsível;
- Obter e prever lucro recorrente.
Mas se é tão bom assim, então como implantar? É o que você ficará sabendo no próximo tópico.
COMO IMPLANTAR O RECURSO
Para implantar um sistema de assinatura na sua loja você precisa recorrer a uma plataforma e-commerce que forneça o recurso. A VTEX, por exemplo, conta com um sistema que permite que os seus clientes consigam gerar um pedido de assinatura a partir do checkout ou da página “Minha conta”.
Esse sistema de assinatura VTEX permite que o cliente possa editar a frequência do serviço, alterar o período, editar o dia do faturamento, alterar o método de pagamento, editar o endereço de entrega e adicionar produtos. Além disso, ele possibilita também pausar ou cancelar a assinatura. Para implantar, basta instalar e configurar o app de assinaturas VTEX.
Se você já possui ou quer ter uma loja VTEX com sistema de assinatura, lembre-se que sempre poderá recorrer a uma agência certificada como o Agência e-Plus. Parceira VTEX desde 2015, a Agência e-Plus já produziu mais de 400 lojas virtuais para clientes no Brasil e em mais dez países. Clique no botão a seguir e inicie uma conversa via app mensageiro com a nossa equipe agora mesmo: