Sistema de afiliados, também chamado de programa de afiliados, é um modelo de negócios baseado em revendedores, os quais recebem comissões por visualizações, cliques, cadastros, vendas ou ações em seus canais de comércio e divulgação. É possível aplicar isso tanto no mundo físico quanto no online.
No mundo físico, por exemplo, marcas como a Jequiti, Avon, Natura e O Boticário estão entre as mais famosas que usam o recurso. Outras marcas como a Demillus, Eudora e Tupperware também possuem programas de afiliados. Você também pode fazer o mesmo, mas com muito mais praticidade no mundo online. Saiba mais sobre isso em seguida!
COMO IMPLANTAR NO SEU E-COMMERCE
A implantação de um programa de afiliados online para a sua marca e-commerce requer uma plataforma de afiliados. A Hotmart, a Lomadee e a Google Ads / Adsense, por exemplo, são algumas das opções de plataformas do tipo. Basicamente, elas conectam a sua marca e os seus produtos aos revendedores e anunciantes.
Uma vez cadastrado em um sistema de afiliados, você pode criar seu anúncio e esperar que os revendedores e anunciantes se tornem seus afiliados. Desse modo, eles poderão inserir nos blogs, sites e redes sociais deles os seus anúncios. Daí então, eles ganham uma comissão por cliques, vendas, ações, etc. Mas e você, o que ganha com isso?
Bem, toda vez que alguém clicar no seu anúncio em uma das páginas dos seus afiliados, a sua landing page (página de conversão) integrada a ele ganha uma visita. Ou seja, você ganha visitantes. E esses visitantes poderão se tornar seus leads ou seus clientes. Além disso, os sistemas de afiliados têm outras vantagens. Continue lendo e conheça algumas delas!
BENEFÍCIOS DE IMPLANTAR UM PROGRAMA DE AFILIADOS NO SEU E-COMMERCE
Um sistema de afiliados reforça o seu Marketing. Quando alguém se torna um dos seus afiliados, essa pessoa começa a fazer de tudo para divulgar o seu produto, pois isso lhe dará comissões. Desse modo, ela poderá escrever sobre a sua marca em blogs, fóruns, redes sociais, etc. Isso gera menções à sua marca, tornando-a conhecida.
Além disso, essa atividade de divulgação pode gerar backlinks para as suas landing pages, o que melhora o SEO dessas páginas. Isso faz com que elas sejam melhor classificadas nas SERPs de buscadores como o Google, por exemplo. Isso sem falar que a implantação é rápida, o custo é baixo e o risco também é baixo. Sendo assim, vale a pena experimentar.
Assim que puder clique em “Tráfego de referência” e saiba como gerar audiência para o seu e-commerce a partir de sites de terceiros!