Loja virtual do Coritiba: analisando o e-commerce do Coxa

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça algumas características e números da loja online “Sou 1909”

O estádio Couto Pereira, a casa do Coritiba Foot Ball Club. Foto: @custodiotiago / licença CC BY-SA 4.0
O estádio Couto Pereira, a casa do Coritiba Foot Ball Club. Foto: @custodiotiago / licença CC BY-SA 4.0

Olá, olá, minhas amigas e meus amigos leitores! Estou de volta com mais um post da série mensal sobre as lojas virtuais dos clubes de futebol campeões brasileiros. Neste post lhes apresento a loja virtual do Coritiba Foot Ball Club, a Sou 1909. Só para lembrar, o Coritiba, vulgo Coxa, conquistou o campeonato brasileiro em 1985. 

O e-commerce Sou 1909 possui sete departamentos, confira:

  • Uniformes: camisas e calções do Coxa;
  • Oficial: polos, calções, blusas, etc.;
  • Casual: camisas retrô e comemorativas;
  • Feminino: calças legging, jaquetas e vestidos, por exemplo;
  • Infantil: camisas e kits;
  • Acessórios: máscaras, moedas, relógios, etc.;
  • Linha TS: camisetas, moletons e jaquetas.
Homepage do e-commerce do Coxa
Homepage do e-commerce do Coxa

A loja virtual do Coritiba possui uma Central do Usuário, onde os consumidores podem se cadastrar e acessar a conta. Ela tem carrinho virtual, várias formas de pagamento, certificações de segurança e lista de desejos.

Além disso, a Sou 1909 possui ala institucional com página “Sobre”, políticas de reembolso, trocas e devoluções. Há uma seção de perguntas frequentes, conexão com redes sociais e outros recursos.

Cada página de venda conta com imagens bem definidas com recurso de zoom para que os consumidores possam observar detalhes dos produtos. As páginas de produto também possuem preço e botão “Comprar” bem visíveis, opção para personalizar nome nas camisetas e calculadora de frete.

Enfim, o design da loja é bonito e bem organizado. Mas nem só de design vive uma loja virtual. Ela também precisa de resultados. Vejamos, então, alguns números da loja virtual do Coritiba Foot Ball Club no próximo tópico!

NÚMEROS DA LOJA VIRTUAL DO CORITIBA FOOT BALL CLUB

Para analisar a loja virtual Sou 1909, eu usei duas ferramentas populares de SEO, a Semrush e a Page Speed Insights do Google. Logo em seguida você poderá acompanhar os resultados.

Semrush

Conforme dados da Semrush, a loja virtual do Coxa obteve 3,3 mil visitas em janeiro de 2022, as quais foram feitas por 3,3 mil visitantes únicos. Como se pode observar na tabela a seguir, houve um decréscimo de 27,43% no número de acessos em relação a dezembro de 2021. Contudo, cada visita levou em média 25 segundos de duração. A taxa de rejeição, enfim, ficou em 44%.

Loja Sou 1909, conforme a Semrush
Loja Sou 1909, conforme a Semrush

Nesta tabela é possível verificar que do tráfego obtido no período, 9,7K proveio do orgânico. A Semrush não computou dados de tráfego pago e, sendo assim, não é possível saber por esta análise se o Coritiba Foot Ball Club usa links patrocinados para e-commerce.

Seja como for, as palavras-chave mais usadas pelos torcedores do Coxa para chegar à loja virtual Sou 1909 foram “1909”, “sou 1909”, “loja 1909”, “coritiba” e “coritiba store”. Destas, 11,9% possuíam intenção comercial e 15% transacional, enquanto 64,6% tinham caráter informativo.

Vídeo: o hino do Coritiba tocado pela banda Coxas do Rock

Page Speed Insights

A loja virtual do Coritiba tem velocidade lenta no mobile e moderada no desktop. De acordo com a ferramenta Page Speed Insights, a Sou 1909 obteve nota “22” no primeiro quesito e “46” no segundo. A escala Page Speed vai de 0 (ruim) a até 100 (ótimo). A análise foi feita em março de 2022.

Loja do Coritiba, de acordo com a Page Speed Insights
Loja do Coritiba, de acordo com a Page Speed Insights

Para que os consumidores possam acessar a loja virtual do Coxa de forma mais ágil, a Page Speed recomenda aos gestores ações como reduzir o tempo de resposta do servidor, disponibilizar imagens em formatos de última geração e definir um tamanho adequado para as imagens, por exemplo.

Muito bem, concluo aqui a análise da loja virtual do Coritiba, campeão brasileiro em 1985. Aproveito a oportunidade para pedir que você se inscreva aqui no blog da Agência e-Plus por meio do formulário disponível nesta mesma tela. Assim, você poderá receber gratuitamente as nossas atualizações diárias e as próximas análises direto no seu e-mail.

Assim que puder clique em “Loja virtual do Guarani” e conheça o e-commerce do Bugre!