O mercado de autopeças, onde a loja Rocha Peças se insere, é muito concorrido. Ele demanda um alto nível de trabalho na classificação das peças. E também requer excelência no planejamento da estrutura de categorias para que a experiência de compra seja fluida.
O PROJETO
O e-commerce da Rocha Peças deveria atender tanto ao público Varejo quanto ao público Atacado. Por isso, o planejamento da Experiência de Compra foi um dos pontos cuidadosamente estudados pelo time de UX da Agência e-Plus.
Por meio da funcionalidade de Tabelas de Preço, nativa da plataforma VTEX, criamos uma lógica de clusterização. Assim, dentro desta lógica, o público atacado tem preços especiais após a realização e aprovação de um cadastro.
Logo depois de ter o seu cadastro realizado e aprovado, o cliente pode realizar a sua autenticação para visualizar os preços especiais de Atacado. E pensando na fácil identificação de que o cliente se encontra no ambiente Atacado, criamos uma barra no topo da loja que só aparece quando ocorre a autenticação dessa modalidade de clientes.
A página de produtos
A página de produtos conta com o formato de visualização em grade, auxiliando também a compra do público atacado que pode adicionar rapidamente ao carrinho de compras diversas unidades de modelos diferentes de produtos.
Para ajudar na escolha correta das peças, criamos um filtro avançado em destaque com 3 níveis de seleção na página inicial. Dessa maneira, o visitante pode rapidamente acessar as peças, de acordo com o seu caminhão ou ônibus.
Além disso, a Rocha Peças nos deu o desafio de criarmos a funcionalidade MINHA GARAGEM, onde os clientes podem cadastrar até 3 modelos de caminhões e/ou ônibus e ao acessarem essa área podem encontrar as peças correspondentes com apenas um clique, somando ainda mais à toda experiência de compra já aplicada.
As vitrines com os produtos tem os detalhes mais importantes para a tomada de decisão de compra e quando um produto, por exemplo, está esgotado, foi adicionado a opção do cliente solicitar atendimento via Whatsapp diretamente na vitrine e no produto desejado, aumentando ainda mais a excelência de atendimento.
RESULTADOS
A entrada da Rocha Peças no mundo online ocorreu de forma profissional, facilitando a compra de seus clientes e aumentando assim a fidelização e as taxas de recompra, o que resultou em uma boa economia na aquisição de clientes, fruto também da correta estruturação das tags com foco em SEO.
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