First mile ou first mile delivery é um termo em Inglês que significa “primeira milha de entrega”. Ou seja, é a primeira etapa logística voltada para a transferência de um produto que mais tarde será entregue ao consumidor final.
Todavia, esse termo pode ter significados diferentes. Por exemplo, em um e-commerce D2C, a first mile compreende o trajeto do produto desde a fábrica até o centro de distribuição. Contudo, se o e-commerce for um B2C, a first mile abrange o trajeto do centro de distribuição até um ponto de retirada / distribuição final.
Um ponto de retirada, vale lembrar, pode ser uma loja física da própria marca, um estabelecimento comercial de outra empresa ou um smart locker, por exemplo. Seja como for, logo depois que a etapa first mile termina inicia-se a last mile, que por sua vez é a última milha de entrega.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE FIRST MILE E LAST MILE?
Como dito, a first mile abrange o trajeto do produto desde a fábrica até um centro de distribuição ou desde um centro de distribuição até um ponto de retirada. Finalizada esta etapa, inicia-se a chamada last mile.
A last mile é o momento final da entrega de um produto. Ou seja, é a etapa em que a compra é enviada do centro de distribuição até a residência ou local do cliente. Além disso, ela também pode ser considerada a fase na qual um cliente coleta o produto em um ponto de retirada.
COMO ORGANIZAR E BARATEAR O PROCESSO?
Uma das formas de baratear a first e a last mile é por meio do ship from store, que em Português significa “enviar da loja”. Por meio deste recurso, você pode transformar cada uma das suas lojas físicas em pequenos centros de distribuição.
O ship from store funciona por meio de um software OMS, que integra estoques de vários canais de vendas. Desse modo, se tiver lojas espalhadas em diferentes regiões, você poderá usá-las para entregar pedidos feitos na sua loja virtual. Mas não é só isso. Esse recurso também permite realocar produtos.
Por exemplo, se uma das suas lojas físicas não tem um produto que precisa ser entregue para um cliente, então é só realocar da loja mais próxima. Ou seja, o ship from store evita que você tenha que transportar o produto desde um centro de distribuição distante, o que economiza seus recursos.
De fato, com o ship from store cada uma das suas lojas poderá se transformar em um ponto de coleta, estocagem, separação e distribuição. Isso permite otimizar as etapas distribuição e entrega, pois proporciona muito mais dinâmica ao processo, melhora a experiência de compra e gera economia para a sua empresa.
Assim que puder clique em “VTEX Tracking” e conheça um software de gestão de entregas perfeito para a sua loja virtual!