Índice de Qualidade do Google Ads é um recurso que compara a qualidade da publicidade patrocinada de vários anunciantes e assim cria um ranking de anúncios nos resultados de pesquisas do Google.
Em outras palavras, esse índice identifica como cada anúncio no Google afeta a experiência do consumidor. Desse modo, quanto melhor for a experiência, melhor também será a posição do anúncio após uma busca.
Os anúncios melhor classificados, por suas vezes, podem ter o custo reduzido. Assim, eles geram melhor Retorno do Investimento (ROI) para as suas campanhas de mídias pagas no famoso motor de pesquisas na web.
Com efeito, essa é uma ferramenta muito importante para anunciantes como você, pois ela permite melhorar a qualidade dos seus anúncios. Ela fornece pistas acerca de onde fazer otimizações para conseguir resultados melhores.
COMO FUNCIONA O ÍNDICE DE QUALIDADE DO GOOGLE ADS?
O Índice de Qualidade do Google Ads avalia o desempenho de três fatores:
- Click Through Rate (CRT): indica o percentual de internautas que clicam sobre um anúncio logo depois da visualização do mesmo. Quanto mais cliques melhor, pois isso mostra o quanto a sua publicidade é relevante para os consumidores. Este é, sem dúvida, o fator de maior peso no índice.
- Relevância: trata-se do quanto o seu anúncio corresponde à intenção de busca do internauta. O consumidor faz a busca usando palavras-chave e a sua publicidade deve atender às expectativas por trás delas. Quanto maior o encaixe do anúncio à intenção da pesquisa melhor.
- Página de destino: o anúncio aponta um link para uma página de destino que pode ser uma página de produto dentro da sua loja virtual, por exemplo. Esta, enfim, precisa oferecer uma boa experiência de navegação, segurança, conteúdo e credibilidade para ser classificada com bom desempenho.
O índice de qualidade gera uma nota de 1 a 10 para esses fatores. Essa nota é comparada com a de outros anunciantes. Assim, quanto maior a nota, maior a relevância do seu anúncio em relação aos anúncios dos concorrentes. E quanto maior a relevância, melhor a posição do mesmo após uma busca.
Ademais, você pode usar o índice para descobrir como melhorar os seus anúncios. Se, por exemplo, você sabe que a sua página de destino é ruim, então poderá melhorá-la antes de ativar a sua publicidade.
COMO VISUALIZAR O ÍNDICE DE QUALIDADE
Para ver o índice de qualidade é muito simples. Basta acessar a sua conta do Google Ads e clicar em “Palavras-chave” no menu à esquerda. Posteriormente, clique no ícone “Colunas” e em “Modificar colunas”. Encontre a linha “Índice de Qualidade” e marque a caixa correspondente. Clique, enfim, em “Aplicar”.
Isso vai gerar a coluna “Índice de qualidade” na sua lista de anúncios. Agora, é só acompanhar as notas e fazer as melhorias possíveis para gerar anúncios melhores.
Assim que puder clique em “O que é Google Ads” e saiba como usar esta plataforma para anunciar o seu e-commerce!