CTA é a sigla para Call To Action ou, em Português, “chamada para a ação”. Trata-se de uma palavra ou frase no imperativo, que ordena que o consumidor faça alguma coisa. Por exemplo, “Compre agora!” ou “Baixe o e-book!”. E uma CTA inteligente ou Smart CTA, por sua vez, é aquela que emprega frases e recursos personalizados e assim gera melhor conversão.
Existem três tipos de CTAs. Enquanto a CTA básica possui uma frase de chamariz imutável e a CTA variável seleciona a melhor frase por meio de um Teste AB, a Smart CTA se adapta ao perfil do visitante do seu site de e-commerce. Ela muda conforme a localização e o idioma, entre outros parâmetros do consumidor.
Para você ter uma ideia, a HubSpot comparou 330 mil CTAs básicas, variáveis e inteligentes em um período de seis meses. De acordo com este estudo, as Smart CTAs converteram 202% melhor do que as demais versões. Ou seja, esta simples mudança pode gerar mais cliques e fazer com que o seu e-commerce converta muito mais leads, clientes e fregueses.
CTA INTELIGENTE: COMO USAR ISSO NO SEU E-COMMERCE
Para criar CTAs inteligentes você pode usar recursos da própria HubSpot. Essa plataforma possui ferramentas que permitem exibir botões personalizados de acordo com dados de consumidores previamente armazenados.
Desse modo, você pode criar CTAs no idioma definido no navegador do consumidor. Também é possível segmentar a frase de chamariz por tipo de dispositivo. Você pode mostrar Smart CTAs com base no que os consumidores encontram no seu site.
Além disso, dá para mostrar CTAs apenas para contatos de uma determinada lista ou com base na fase do clico de vida de um contato do seu banco de dados.
Com efeito, ao usar frases de chamariz que fazem sentido para os consumidores que visitam seu site, a tendência é melhorar a conversão. Faça, enfim, os seus testes! Comece a usar CTAs inteligentes e observe se a sua conversão melhora ao longo do tempo.
Assim que puder clique em “Revisão de Call To Actions” e saiba por que é importante fazer isso periodicamente!