Personal shopper é um profissional que tem como objetivo ajudar os consumidores a fazerem compras com mais inteligência e agilidade. Ele é, portanto, importante para quem gosta de obter dicas profissionais ao comprar ou para quem não tem tempo de pesquisar produtos.
Este profissional assessora os consumidores para que estes possam fazer uma compra para si próprios ou para algum familiar ou amigo. Ele ajuda na escolha do modelo e marca de um produto, informa sobre as características, funções e custo-benefício do mesmo.
Uma das principais características do personal shopper é a empatia, isto é, a capacidade de se colocar no lugar das pessoas. Assim, ele consegue entender melhor os gostos, os estilos, o perfil dos consumidores e oferecer o produto certo para cada um deles.
Além disso, o personal shopper conhece as tendências nacionais e internacionais do mercado em vários setores. Desse modo, ele está sempre pronto para dizer ao consumidor quais os produtos do momento e se estes se encaixam ao perfil do comprador.
Este tipo de profissional sempre foi muito comum em lojas físicas de moda. Hoje, contudo, ele ganhou um novo espaço de trabalho, o Live Commerce, como você poderá saber logo adiante. Continue lendo!
PERSONAL SHOPPER NO LIVE COMMERCE
Live Commerce, também chamado de shopstreaming ou live stream shopping, entre outros nomes, é o comércio de produtos em meio a transmissões de vídeos online ao vivo em um ambiente interativo.
Este ambiente interativo conta com apresentação de produtos, chat em tempo real, botões de compra e carrinho virtual, entre outros recursos. Ele pode ser integrado a uma rede social, por exemplo, ou a uma loja virtual como a sua.
Para fazer essa integração é necessário usar um software de Live Commerce. O VTEX Live Shopping, por exemplo, permite transmitir e vender ao vivo de forma simultânea na sua loja virtual e nas suas redes sociais.
Para você ter uma ideia do poder o Live Commerce, a BSoul realizou em 2020 uma live de 45 minutos onde reuniu milhares de espectadores e recebeu mais de 4.000 likes. Além disso, esse evento gerou um aumento de 197% no faturamento da empresa.
Em um ambiente como esse, o personal shopper pode ser muito útil. Ele pode, por exemplo, fazer a demonstração de produtos ao vivo ao mesmo tempo em que faz um reconhecimento do público. Assim, ele pode adaptar as ofertas conforme a demanda.
O profissional também pode assessorar os consumidores individualmente no chat. Em tempo real, ele pode informar qual o melhor produto para cada consumidor de bate-pronto, poupando assim o tempo de pesquisa do mesmo.
Em resumo, o personal shopper é capaz de entender os padrões de consumo do comprador e ajudá-lo a fazer uma compra mais ágil, eficaz, segura e satisfatória. Isso, por sua vez, melhora a experiência de compras e gera maior fidelidade, entre outras vantagens.
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