O que é backlink?

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Saiba qual a importância disso para o seu e-commerce!

Backlink: recurso pode ajudar a aumentar o tráfego no seu e-commerce. Imagem: @vectorjuice
Backlink: recurso pode ajudar a aumentar o tráfego no seu e-commerce. Imagem: @vectorjuice

No e-commerce, backlink é um link que conduz um usuário que está em uma página de um site de terceiro para uma página dentro do seu blog ou loja virtual, por exemplo. Além disso, para sistemas de buscas como o Google, o backlink funciona como um voto de qualidade dado à página para a qual ele é apontado.

Vale dizer, o backlink é diferente do link interno. Este último é aquele que você aponta de uma página do seu e-commerce para outra página do seu próprio e-commerce. Ele também difere do link externo, que é aquele que você aponta de uma URL do seu e-commerce para um site de terceiro.

Seja como for, o backlink é muito útil para fins de SEO. Ele pode repassar o chamado “link juice”, isto é, um pouco da autoridade da página que o envia para aquela que o recebe. Com efeito, tendo mais autoridade, a tendência é que os sites buscadores classifiquem melhor a página receptora nas SERPs. Continue lendo e saiba mais!

Existem dois tipos de backlinks, confira:

1 – Follow:

Este é o padrão quando se cria um link de um domínio para outro na web. Quando isso ocorre, o link juice é repassado da página que envia para a página receptora. Dessa maneira, a URL receptora ganha um voto de confiança acerca de sua qualidade e, por isso, pode ser melhor classificada nas SERPs em pesquisas futuras feitas por consumidores.

2 – Nofollow:

Quando o proprietário de um site terceiro aponta um link para alguma página do seu e-commerce e o marca como “Nofollow”, ele não repassa o link juice. Ou seja, a conexão acontece, mas a autoridade da página que envia o link não é repassada para a receptora.

Como se pode observar, é melhor receber backlinks follow do que nofollow, não é mesmo? De qualquer modo, apesar de não repassar o link juice, um backlink nofollow ainda é útil porque ele pode enviar tráfego e gerar credibilidade para a sua marca e-commerce. Saiba mais em seguida!

Entre os benefícios de receber backlinks eu posso citar:

  • Rankeamento: o backlink do tipo follow é fator de classificação nas SERPs de motores de buscas como o Google, isto é, ele melhora o posicionamento nos resultados de pesquisas;
  • Tráfego: links apontados para as suas páginas, sejam follow ou nofollow, funcionam como portas de entrada para o seu e-commerce;
  • Usabilidade: ao apontar o conteúdo das suas páginas, os backlinks follow e nofollow proporcionam melhor usabilidade e experiência de navegação aos consumidores;
  • Credibilidade: o recurso indica as suas páginas e consequentemente a sua marca e-commerce, que passa a ser mais bem vista pelos consumidores.

Ademais, os backlinks podem melhorar o relacionamento entre as marcas, pois quem recebe um backlink pode se sentir tentado a retribuir. Isso, por sua vez, pode gerar parcerias duradouras.

Para gerar backlinks você deve primeiramente criar conteúdo de qualidade capaz se suprir às demandas do seu público de consumidores e às exigências de SEO. Esse tipo de conteúdo pode gerar backlinks naturais, isto é, totalmente espontâneos por parte de outras empresas.

https://youtu.be/wQ6-wQGV4BI
Vídeo: 6 dicas para obter mais backlinks

Além disso, é possível usar estratégias de Link Building como o uso de Guest Post, onde escreve-se como convidado no blog de outra empresa e aponta-se links de lá para as páginas do seu e-commerce.

Outra forma de gerar backlinks é por meio do compartilhamento de conteúdo de blog em redes sociais. Assim, esse conteúdo poderá ser compartilhado até viralizar, gerando popularidade e links para as suas páginas.

  • Assim que puder clique em “Link Bait” e conheça uma estratégia de Link Building que pode dar muito certo no seu e-commerce!