8 dicas para otimizar loja virtual

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Trabalhe o SEO no seu e-commerce e obtenha mais tráfego!

Otimizar loja virtual diariamente lhe ajudará a gerar mais tráfego orgânico. Imagem: @gstudioimagem
Otimizar loja virtual diariamente lhe ajudará a gerar mais tráfego orgânico. Imagem: @gstudioimagem

Otimizar loja virtual para os sites de buscas como o Google pode proporcionar mais tráfego e assim gerar mais leads e mais clientes para o seu negócio online. Por isso, o SEO para e-commerce deve estar entre as ações diárias que empreendedores como você precisam realizar. Pois confira adiante 8 dicas para começar a fazer isso agora!

DICAS PARA OTIMIZAR LOJA VIRTUAL

1 – Use as palavras-chave adequadas:

Use ferramentas como a Keyword Planner para descobrir quais palavras-chave os consumidores usam para chegar ao seu e-commerce. Faça uma lista dos termos mais buscados e passe a usá-los nas páginas de vendas da sua loja.

2 – Faça o SEO on page:

Inclua as palavras-chave mais buscadas pelos consumidores nos títulos e subtítulos das páginas de vendas do seu e-commerce. Além disso, inclua-as nas descrições dos produtos, nas metatags de imagens, no resumo e na URL, entre outros locais.

3 – Faça o SEO off page:

Use uma estratégia de Link Building para captar backlinks para a sua loja virtual e, desse modo, aumentar a relevância das suas páginas nos resultados das SERPs do Google e de outros sites buscadores.

4 – Produza uma loja Mobile Friendly:

Desde a atualização Mobilegeddon, o Google prioriza nas SERPs os sites que funcionam bem em dispositivos móveis. Portanto, certifique-se de que sua loja virtual é Mobile Friendly. Se não for, então comece a mudar isso agora.

Vídeo: 5 etapas para criar um site mobile friendly (o vídeo está em Inglês, mas você pode ativar a legenda com tradução para o Português nos controles do player no Youtube)

5 – Use selos de segurança:

A segurança é um fator de ranqueamento nos buscadores. Sendo assim, a sua loja precisa contar no mínimo com certificado SSL, que garante a transmissão de dados sigilosos por meio de conexão criptografada.

6 – Aumente a velocidade:

O Google pune páginas pouco acessíveis e a velocidade de carregamento é um dos fatores que contribuem para isso. O ideal é que o tempo para carregar uma página seja menor do que 2,5 segundos. Use a PageSpeed Insights para testar sua loja.

7 – Melhore a estabilidade da página:

Em 2021, o Google tornou a UX um fator de ranqueamento. Agora, páginas com elementos instáveis podem ser punidas com baixa frequência de classificação nas SERPs. Para melhorar a estabilidade visual, reduza o CSS e JavaScript não utilizados.

8 – Otimize a Brand Awareness:

De acordo com estudo do Semrush, a visita direta é o fator de ranqueamento mais importante do Google, pois reflete a consciência que os consumidores têm de uma marca. Para melhorar a consciência de marca faça campanhas de Brand Awareness.

Todos os dias, enfim, trabalhe alguma ação de SEO tendo em vista aumentar o tráfego proveniente de sites buscadores como o Google na sua loja virtual. Lembre-se, quanto mais visitas, maiores as chances de você realizar vendas online.

Assim que puder clique em “Atualizações do Google” e conheça as principais delas desde 1998!