Vídeos de produtos são conteúdos audiovisuais que podem ser publicados em blogs de e-commerce, lojas virtuais e em plataformas de vídeos, entre outros canais, com o objetivo de gerar mais decisões de compra e conversões de vendas.
De acordo com estudo da Wyzowl, quase 80% dos consumidores afirmam que os vídeos de produtos lhes dão mais confiança para comprar. E conforme a Tipping Point Labs, as chances de ocorrer uma compra são entre 64% e 85% maiores depois dos consumidores assistirem a um vídeo.
Os vídeos, enfim, oferecem uma visão muito mais abrangente acerca de um produto do que um conteúdo em texto. Por meio do conteúdo audiovisual é possível mostrar os detalhes e o funcionamento com mais facilidade, o que ajuda o consumidor a avaliar se deve ou não realizar uma compra.
COMO CRIAR VÍDEOS DE PRODUTOS PARA E-COMMERCE?
Produzir bons vídeos de produtos para e-commerce requer:
01 – Equipamentos:
O básico dos equipamentos é contar com uma câmera capaz de produzir vídeos com boa resolução. Um microfone é fundamental. Além disso, você também precisará de um tripé para estabilizar a câmera, um fundo infinito e um kit de iluminação.
02 – Planejamento:
Defina o tipo de vídeo e faça um roteiro. Por exemplo, é possível expor as vantagens de um produto, dar dicas de uso ou fazer um unboxing. Também dá para fazer um review com prós e contras de um produto, entre outros tipos de vídeos.
03 – Execução:
Coloque a mão na massa. Siga o seu roteiro de produção vídeo. Se for fazer uma exposição, por exemplo, capture cenas de vários ângulos do produto. Grave um áudio enquanto comenta as características do produto.
04 – Edição:
Para editar o seu vídeo, use um software como o Adobe Premiere. Assim, você poderá inserir legendas, sincronizar o áudio com as imagens, incluir uma trilha sonora de fundo e muito mais.
05 – Publicação:
Escolha, enfim, uma ou mais plataformas para publicar o seu vídeo. A mais famosa, sem dúvida, é o Youtube. Mas você também pode usar o Vimeo, o Dailymotion e até mesmo o Facebook.
DISTRIBUINDO OS SEUS VÍDEOS DE PRODUTOS
Logo depois de publicados, você poderá distribuir seus vídeos para os diferentes canais de comunicação do seu e-commerce. Um vídeo no Youtube pode ser compartilhado no Facebook, no seu blog de e-commerce e até nas páginas de produtos da sua loja virtual. Dê o seu jeito e aproveite ao máximo a sua produção!
Assim que puder clique em “Vantagens de inserir vídeos nas páginas de produtos da sua loja virtual” e leia um post complementar!