Você sabe como produzir um post para blog e-commerce do jeito certo? Isto é, de um jeito que o artigo tenha uma ótima legibilidade e que possa obter uma boa classificação nas SERPs do Google e de outros sites buscadores semelhantes?
Um bom artigo deve contar com as palavras-chaves mais buscadas na web, cercar as dúvidas dos consumidores e encaminhá-los para os formulários de captura de e-mails e para as páginas de vendas da sua loja virtual. Saiba mais em seguida!
7 DICAS PARA PRODUZIR UM POST PARA BLOG E-COMMERCE
Para produzir bons posts para o seu blog de e-commerce você deve:
01 – Instalar um plugin de SEO:
Se o seu blog funciona a partir do WordPress, então eu recomendo que você instale um plugin de SEO como o Yoast SEO. Este plugin lhe ajudará a solucionar vários problemas de SEO e de legibilidade enquanto você escreve.
Caso use a plataforma VTEX para gerenciar sua loja virtual, você poderá fazer uma integração VTEX WordPress. Desse modo é possível fundir sua loja virtual com um blog, o que proporcionará melhores resultados para o seu e-commerce.
02 – Pesquisar palavras-chave:
Digamos que queira criar um post sobre o “Fogão X”. Antes de começar, abra uma ferramenta de palavras-chave como a Keyword Planner e descubra como as pessoas buscam por este produto no Google.
Os internautas podem buscar, por exemplo, “o que é fogão x”, “quanto custa o fogão x” ou “como usar o fogão x”, entre outras palavras-chave. Seu trabalho aqui, portanto, é selecionar e criar uma lista com as palavras-chave mais buscadas.
03 – Montar a estrutura do post:
Escolha uma palavra-chave foco e use-a no título. Por exemplo, você pode criar um título como “O que é fogão X?”. Logo depois, crie os subtítulos do seu post incluindo neles as demais palavras-chave que pesquisou.
Se o usuário busca termos como “para que serve o fogão x”, “como funciona o fogão x”, entre outros, então trate de incluí-los nos subtítulos. Assim, você cercará todas as dúvidas dos consumidores em um único post.
04 – Produzir o conteúdo:
Ao produzir o conteúdo, fique atento às exigências de SEO e legibilidade do seu plugin de SEO. Insira a palavra-chave foco no título, em alguns subtítulos, nas legendas das imagens e na descrição do post, entre outros lugares.
Produza um conteúdo de qualidade, isto é, que realmente responda às objeções e anseios do seu público. Além de texto, inclua detalhes, vídeos, fotos, infográficos e outros elementos. Use o “Padrão F” na diagramação do post.
05 – Atentar para o tamanho do post:
De acordo com estudo da Semrush veiculado pela HubSpot, posts com mais de 3.000 palavras geram 3 vezes mais tráfego, 4 vezes mais compartilhamentos e 3,5 vezes mais backlinks.
O mesmo estudo revelou que os posts com mais de 5.700 palavras geralmente proporcionam o melhor desempenho de SEO. Ou seja, os textos longos são os melhores. Mas lembre-se, não basta ser longo, tem que ter qualidade.
06 – Inserir links internos:
Certifique-se de inserir links internos para posts relacionados dentro do seu blog, pois isso aumenta a relevância desses posts nas SERPs. Ademais, isso facilita o trabalho de rastreamento e a indexação de páginas feita pelo Google.
Inclua também links para as páginas de vendas da sua loja virtual e para as suas squeeze pages. Dessa maneira, você enviará tráfego para tais páginas, o que poderá aumentar tanto a sua conversão de vendas quanto a conversão de leads.
07 – Inserir links externos:
Conforme dados da Moz, os links externos empoderam o seu domínio, ou seja, eles podem gerar autoridade para o seu blog e site de e-commerce. Eles também possibilitam complementar seu conteúdo com informações relevantes.
Além disso, os links de saída podem atrair a atenção dos gestores dos sites linkados, os quais podem criar alguns backlinks para o seu blog e loja virtual em retribuição. Eles também expõem a origem das informações e assim geram mais credibilidade.
OTIMIZE SEUS POSTS COM REGULARIDADE
Sempre que puder, otimize os posts antigos. Isto é, faça correções gramaticais e ortográficas, inclua novas informações e atualize a data, entre outras ações. Ao fazer isso, você aumenta a relevância do post para os seus consumidores e também para os mecanismos de buscas. Todo mundo gosta de um conteúdo renovado.
Assim que puder clique em “Conteúdo evergreen” e saiba como produzir e publicar artigos que nunca envelhecem no seu blog de e-commerce!