AliExpress é um marketplace chinês lançado em 2010 pelo Alibaba Group. Hoje, ele é considerado um dos maiores marketplaces do mundo. Este shopping online estreou no Brasil em 2014 onde, desde então, vem fazendo sucesso no varejo online.
Conforme relatório do Alibaba Group, o AliExpress, junto com o e-commerce Lazada que pertence à mesma empresa, alcançou no varejo internacional a marca de 180 milhões de usuários ativos em março de 2020. Além disso, na China, os e-commerces de varejo do Alibaba passaram os 729 milhões de compradores.
O público de consumidores dessa plataforma, como se pode observar, é enorme. E agora, empreendedores brasileiros como você também podem entrar nesse negócio e vender para eles. É que em agosto de 2021, o AliExpress passou a permitir a atuação de vendedores tupiniquins, de acordo com matéria da IstoÉ Dinheiro. Continue lendo!
CARACTERÍSTICAS DO ALIEXPRESS
Uma das principais características do AliExpress é sem dúvida o preço baixo. Isso atrai os consumidores, sobretudo os brasileiros. Além disso, o marketplace oferece envios internacionais, pagamentos seguros e suporte ao cliente, entre outros recursos.
A plataforma opera com várias categorias, sendo as principais as de:
- Moda: feminina e masculina, roupas para praia, festas e eventos, acessórios, etc.;
- Telefonia: smartphones, capas, peças e acessórios em geral;
- Computadores: laptops e periféricos, entre outros itens;
- Eletrônicos: produtos de áudio e de vídeo, câmeras e videogames;
- Joias e relógios: vários itens para os públicos masculino e feminino;
- Casa: eletrodomésticos, itens para casa e para pets, itens para iluminação, etc.;
- Bolsas e calçados: vários modelos para todos os públicos;
- Infantil: brinquedos em geral;
- Diversão: bikes, moda e equipamentos esportivos, entre outras coisas;
- Saúde: produtos para cuidados pessoais e com a pele, por exemplo;
- Auto: peças de reposição, de manutenção e de cuidados para carros.
A principal meta do AliExpress, enfim, é permitir que os exportadores chineses vendam seus produtos em vários países do mundo. Contudo, como dito no início deste post, a empresa agora passou a permitir que os brasileiros se tornem sellers dentro do marketplace. Saiba mais sobre isso em seguida!
COMO VENDER NESTE MARKETPLACE?
Desde agosto de 2021, os vendedores brasileiros podem comercializar produtos no AliExpress. E o primeiro passo para conseguir fazer isso é se cadastrar no AliExpress Seller Day, um evento que já ocorreu em setembro de 2021, mas que lhe dará acesso à página de cadastro no marketplace.
Logo depois de se cadastrar no evento, você recebe um e-mail com um link para fazer o seu registro na plataforma. Na plataforma, clique então em “Criar conta” e preencha o formulário com os seus dados. Prossiga informando a forma jurídica, o CNPJ e o endereço da sua empresa, entre outras coisas. Aguarde, enfim, a resposta do AliExpress.
Vale dizer, o AliExpress cobra uma taxa de 5% a 8% de comissão, de acordo com a categoria de produtos, sobre cada venda que você fizer. Você, na qualidade de vendedor, poderá oferecer frete grátis para todo o Brasil para pedidos de no mínimo R$ 50,00.
Após a sua aprovação no marketplace, faça o upload dos produtos e de suas respectivas imagens e comece a vender. Teste o marketplace por algum tempo. A plataforma conta com uma Central de Ajuda onde você pode tirar dúvidas sobre métodos de pagamento, configuração de cupons e muito mais.
Assim que puder clique em “O que é Shopee” e conheça o marketplace asiático que está fazendo a cabeça dos brasileiros!