Fotografia de produtos é uma atividade que visa capturar e expor a aparência e as melhores características de produtos para os consumidores. Ela é fundamental sobretudo para sites de e-commerce, que dependem das imagens para apresentar os aspectos e proporcionar tangibilidade aos itens que estão à venda em suas vitrines digitais.
Em lojas virtuais como a sua, a foto permite mostrar detalhes e apresentar um produto de forma precisa. Além disso, ela possibilita que os consumidores possam memorizar o conteúdo da sua loja ou do seu blog de e-commerce com mais facilidade. Ela também melhora o engajamento e pode gerar viralização de conteúdo.
A foto, enfim, ajuda muito os compradores na escolha do produto. De acordo com dados da Justuno citada pelo E-commerce Brasil, 93% dos consumidores consideram a aparência visual um fator chave na tomada de decisão de compra de um produto. E no e-commerce, as fotos são essenciais para esse objetivo. Portanto, é importante contar com boas fotos na sua loja virtual.
FOTOGRAFIA DE PRODUTOS: 5 DICAS ÚTEIS PARA CLICAR BOAS IMAGENS
Qualquer pessoa pode clicar uma foto, mas nem todas estão preparadas para clicar uma foto boa. Para clicar boas imagens é preciso ficar atento a alguns detalhes como:
1 – Estabilizar a câmera:
Se você não tem prática com câmeras, então é melhor não fazer fotos de produtos com a câmera nas mãos, pois qualquer pequeno movimento pode desfocar a imagem. Ao invés disso, coloque a câmera em um tripé e acione-a com um controle remoto. Desse modo, você evitará fotos borradas.
2 – Usar um fundo infinito:
Fundo infinito é um plano de fundo liso feito com tecido, borracha, TNT ou outro material. Sua cor pode ser preta, cinza ou outra, sendo a mais comum a branca. Como o fundo infinito não tem arestas ou saliências, ele permite que você possa clicar fotos nas quais toda a atenção do consumidor se volta para o produto.
3 – Ajustar a iluminação:
A iluminação correta assegura melhor resultado na produção fotográfica. Dessa maneira, é sempre bom contar com bons equipamentos de iluminação como o guarda-sol, o softbox e o ring light, por exemplo. Use um fotômetro para medir a intensidade da luz no ambiente e ajuste a iluminação conforme a sua demanda.
4 – Configurar a câmera:
Fotógrafos iniciantes geralmente colocam a câmera no automático e mandam ver. Mas você pode ter resultados melhores se configurar a câmera manualmente. Ajuste os controles de ISO, abertura da lente e velocidade do obturador. Além disso, ajuste a qualidade da fotografia para o máximo. Regule a câmera para gerar arquivos RAW, que são melhores na hora da edição.
5 – Clicar vários ângulos:
Com câmera estabilizada, fundo infinito, iluminação e configuração ok, comece a fazer fotos do produto. Fotografe a parte da frente, de trás, de cima, de baixo, dos lados, isto é, todos os diversos ângulos possíveis. Ademais, foque em algum aspecto do design ou em um recurso específico do produto.
FOTOGRAFIA DE PRODUTOS: COMO EDITAR?
Não basta fotografar os produtos, você precisa editar as fotos. Editar é fazer correções nas cores, na luz e em outros aspectos da imagem. Hoje em dia, os softwares mais utilizados nesse processo tem sido o Lightroom e o Photoshop, ambos da Adobe. Você pode assinar esses dois softwares pelo preço de mais ou menos R$ 550,00 por ano (dados de 2021).
Caso não saiba como esses softwares funcionam, não se preocupe. Há muitos cursos grátis no Youtube e outros pagos em plataformas como a Eduk e Udemy, por exemplo. Em algumas horas é possível aprender os conceitos das principais ferramentas desses softwares e usá-las para melhorar as suas fotos de produtos.
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