Do Inglês, “Same Day Delivery” (SDD) é um termo do setor de logística e também do e-commerce que significa “entrega no mesmo dia”. Ou seja, ele define a ação que uma empresa como a sua realiza ao entregar um produto ao cliente no mesmo dia em que este fez o pedido.
Sabe aquele restaurante, padaria ou pizzaria do seu bairro que faz entregas em 3, 6 ou até 12 horas? Pois é, esses estabelecimentos praticam o SDD, cuja característica principal é o frete rápido.
Esse método logístico também é ótimo para mercados, farmácias, pet shops e outros estabelecimentos que vendem produtos online. Ele melhora a satisfação dos clientes e, desse modo, os fideliza ao ponto de transformá-los em fregueses.
De acordo com infográfico da Invesp, 49% dos consumidores afirmam que a entrega no mesmo dia aumenta as chances deles comprarem no e-commerce. Além disso, 80% almejam a entrega no mesmo dia e 25% podem abandonar um carrinho se o SDD não estiver disponível.
Ou seja, um sistema de entregas rápidas pode fazer uma grande diferença no seu e-commerce. Ele pode lhe ajudar a superar a concorrência e assim abocanhar uma fatia maior do mercado. Por isso, talvez seja a hora de você começar a implementar o SDD.
COMO IMPLANTAR O SAME DAY DELIVERY NO E-COMMERCE?
No e-commerce, o SDD só funciona mediante determinadas regras. Por exemplo, os pedidos que entram nesse sistema só podem ser feitos até às 18 horas. Daí, então, sua equipe terá até às 19 horas para fazer a separação e até às 21 horas para finalizar as entregas.
Isso, por sua vez, requer planejamento, tecnologia e cooperação. É necessário integrar os seus canais de vendas e unificar os seus estoques, o que pode ser feito por meio de uma plataforma de e-commerce moderna. Desse modo, as suas lojas físicas poderão funcionar ao modo “ship from store” como pequenos centros de distribuição locais em diversas regiões, facilitando as entregas no mesmo dia.
Além disso, você pode contratar transportadoras especializadas em SDD, tal como a Logmoto, que já têm uma estrutura pronta para o processo. Também é possível montar a sua própria equipe de entregas com ciclistas e motociclistas, por exemplo.
Seja como for, em muitos casos você só conseguirá oferecer SDD na sua cidade e em dias comuns. Em períodos muito movimentados como o da Black Friday e Dia das Mães, entre outros, é muito difícil vencer a demanda. Isso porque esse sistema de frete ainda não está bem desenvolvido no Brasil.
Contudo, se você conseguir praticar o SDD apenas na sua cidade por enquanto já será um bom começo. Com o tempo e com a experiência será possível expandir para outras localidades e escalar o serviço gerando múltiplos benefícios para o seu e-commerce.
VANTAGENS DO SAME DAY DELIVERY NO E-COMMERCE
O SDD proporciona várias vantagens para e-commerces como o seu. Por exemplo, ele:
- Incentiva novas compras, pois os consumidores costumam gostar da experiência de receber o produto no mesmo dia;
- Diferencia a sua marca das concorrentes, o que pode lhe proporcionar maior reconhecimento do público em médio e longo prazo;
- Reduz as taxas de abandono de carrinho, posto que muitos consumidores não terminam uma compra quando percebem que a entrega não é ágil;
- Atrai novos consumidores que sem dúvida preferirão comprar em um e-commerce que entrega os mesmos produtos com os mesmos preços dos concorrentes, mas em menos tempo;
- Aumenta o valor e a credibilidade do seu e-commerce por meio de comentários e propaganda boca a boca positiva online e offline.
Como se pode observar, ao entregar no mesmo dia você coloca o seu e-commerce em um patamar acima dos demais porque isso é algo que poucas empresas estão fazendo hoje em dia no Brasil. Portanto, tente colocar em prática o SDD e evolua o seu comércio online!
Assim que puder clique em “Gateway de frete” e conheça 8 opções para a sua loja virtual!