A VTEX é visionária pelo segundo ano consecutivo, conforme o relatório “Magic Quadrant for Digital Commerce 2021”, da Gartner . Desse modo, a multinacional brasileira de cloud commerce figura lado a lado com empresas como a Oracle e permanece próxima de líderes de mercado como a Adobe e a SAP.
Para quem não está por dentro, o Magic Quadrant é o principal relatório de tecnologias do mundo. Ele ranqueia as empresas e, assim, expõe as tendências do mercado. Em 2017 e 2020, a VTEX já havia sido classificada como player de nicho e visionária respectivamente. Agora, em 2021, ela repete o feito de 2020. Saiba mais sobre isso em seguida!
CONHEÇA O MAGIC QUADRANT DA GARTNER, ONDE A VTEX É VISIONÁRIA
O Magic Quadrant da Gartner compõe-se por quatro alas. Da menos para a mais importante, são elas:
4 – Niche Players:
Aqui incluem-se as empresas que têm nome forte em um nicho, no caso o do e-commerce. Em 2021, o relatório aponta a Intershop, a Shopware, a Oro, a Kibo, a HCL Software e a Unilog nesta categoria.
3 – Visionaries:
Nesta modalidade estão as empresas mais capazes de criar e executar grandes metas de longo prazo. Em 2021, classificam-se nesta ala a VTEX, a Oracle, a Elastic Path e a Spryker.
2 – Challengers:
Challengers são as empresas desafiantes, ou seja, que querem alcançar as líderes de mercado. Em 2021, o relatório aponta nesta ala a BigCommerce, a Optimizely e a Shopify.
1 – Leaders:
Aqui estão as empresas que lideram o segmento, ou seja, aquelas que têm o maior market share do setor. Em 2021, estão nesta ala a Adobe, a SAP, a Salesforce e a Commercetools.
MAGIC QUADRANT: POR QUE A VTEX?
A escolha da VTEX como visionária pelo segundo ano consecutivo no Magic Quadrant 2021 se deveu a vários fatores. A Gartner aponta, por exemplo:
- O crescimento global da empresa obtido no último ano;
- As aquisições da Suiteshare, da Workarea, da dLieve e da Biggy;
- Uma Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla inglesa) de 19 milhões de ações classe A na Bolsa de Nova York;
- Investimento na funcionalidade do produto com recursos como plataforma e-commerce, OMS, CMS sem cabeça e plataforma low-code VTEX IO, por exemplo;
- Ecossistema com mais de 400 aplicativos disponíveis como plug-ins, mais de 175 parceiros de implantação, dentre os quais a Agência e-Plus;
- Tecnologia de plataforma SaaS multitenant com mais de 100 módulos independentes, a qual é atualizada mais de 5.000 vezes por ano.
Hoje, a VTEX atende mais de 3.500 clientes em mais de 45 países. Grandes empresas como a Sony, a Samsung e a Coca-Cola, por exemplo, fazem uso contínuo de suas tecnologias. Embora a maioria de suas operações e clientes encontrem-se na América Latina, a VTEX está em franco crescimento na Europa, Oriente Médio e África.
Assim que puder clique em “VTEX compra Guava” e fique sabendo mais sobre o primeiro escritório da empresa em Recife.