Rich Media ou Mídia Interativa é um modelo de anúncio digital de plataformas como o Google, LinkedIn e Facebook, por exemplo, o qual permite o uso de recursos avançados de divulgação em relação aos anúncios padrão.
Enquanto os anúncios padrão constituem-se basicamente de texto, os Rich Media empregam textos, imagens, áudios e vídeos. Ele também podem incluir jogos. Além disso, podem flutuar, se expandir e contar com vários links rastreáveis.
Assim, a Mídia Interativa incentiva com mais eficiência os consumidores a clicarem e interagirem com o conteúdo do anúncio. Com efeito, você pode gerar mais cliques e reconhecimento de marca, entre outros benefícios.
Ademais, por contarem com vários links rastreáveis ao invés de apenas um, os Rick Media permitem maior mensuração de resultados. Desse modo, você pode otimizar melhor e aumentar o sucesso das suas campanhas.
TIPOS DE ANÚNCIOS RICH MEDIA
Existem vários tipos de anúncios Rich Media que você pode usar nas suas campanhas de Marketing no e-commerce. No Google, por exemplo, há estas opções:
- Banner: anúncio de tamanho fixo em posição fixa da página web ou no app;
- Dinâmico: alteram o conteúdo de forma manual ou com base em regras;
- Expansível: expande para além das dimensões iniciais em uma página ou app;
- Multidirecional: se expande em várias direções em uma página;
- Intersticial: flutua no topo de uma página ou aparece em tela cheia;
- Lightbox: expande ao passar o mouse no desktop ou com o toque no celular;
- Push-down: empurra o conteúdo da página para baixo ao se expandir;
- Vídeo: inclui elemento audiovisual;
- VPAID: anúncios de player de vídeo in-stream do editor.
Como se pode observar, há uma ampla gama de ações contempladas pelos Rich Media. E olha que estamos mencionando apenas o Google. Não deixe de conferir, portanto, como é a Mídia Interativa nas demais plataformas.
VANTAGENS DA MÍDIA INTERATIVA
Ao usar os anúncios Rich Media para divulgar seu e-commerce você obtém vantagens como:
- Mais facilidade para envolver e conduzir os consumidores;
- Capacidade de gerar taxa de interação maior que outras formas de anúncios;
- Aumento das taxas de cliques e visualizações;
- Aumento da taxa de conversão;
- Métricas mais precisas do que as de anúncios tradicionais.
Vale lembrar, os anúncios de Rich Media empregam HTML5, uma linguagem de marcação relativamente simples. Além disso, para criar conteúdo atraente para seus anúncios você pode usar editores intuitivos como o Google Web Designer. Vale a pena testar!
Assim que puder clique em “16 tipos de anúncios mais usados no Marketing Digital”.