Sigla inglesa para Click Through Rate, o CTR é nada mais do que a Taxa de Cliques. Trata-se de uma métrica do Marketing Digital que expõe o percentual de internautas que clicam sobre um anúncio ou chamada para conteúdo após a visualização dos mesmos.
Desse modo, essa métrica pode ser utilizada para monitorar a frequência com que os consumidores clicam sobre os anúncios e/ou conteúdos orgânicos que contam com links apontados para o seu e-commerce. Obviamente, quanto maior o CTR, melhor o desempenho.
Com efeito, o CTR lhe ajuda a medir a qualidade das palavras-chave, das mensagens e das imagens que você insere na publicidade paga ou orgânica que veicula nas redes sociais como o Facebook e LinkedIn, em sites buscadores como o Google e até no E-mail Marketing.
Assim, sabendo qual o CTR atual das suas campanhas, é possível otimizá-las. Isto é, você pode criar uma Key Performance Indicator (KPI), que nada mais é que uma meta a ser batida em um período, para melhorar a performance. Faça, então, melhorias nos seus anúncios até bater cada KPI. Simples assim.
COMO CALCULAR O CTR?
Em geral, as plataformas de anúncios como a Google Ads e as ferramentas de análise como a Google Analytics informam o CTR prontamente. Mas se por acaso você precisar calcular essa métrica, então basta dividir o número de cliques pelo de visualizações da sua publicidade e multiplicar por 100.
A título de exemplo, suponhamos que você veicule um anúncio que obtenha 2.397 visualizações e 59 cliques. Nesse caso, divide-se 59 por 2.397, ao que temos como resultado o número 0,0246. Ao multiplicarmos isso por 100, obtemos o número 2,46. Ou seja, seu CTR aqui é de 2,46%.
Como já dito, o primeiro passo para melhorar o CTR é estipular uma KPI. No nosso exemplo é possível descrever uma desta forma, “aumentar o CTR para 3% até o final de agosto”. Logo depois, liste abaixo da KPI as ações que irá realizar no período para bater a meta e assim obter melhores resultados.
POR QUE USAR ESSA MÉTRICA?
Usar o CTR possibilita, por exemplo:
- Avaliar a performance dos seus anúncios e campanhas de Marketing Digital;
- Verificar se as palavras-chave atraem o público ou se é preciso muda-las;
- Identificar quais anúncios chamam a atenção dos consumidores e quais não;
- Identificar quais anúncios e campanhas devem ser otimizados;
- Melhorar o índice de qualidade e o ranqueamento dos anúncios.
Portanto, é uma excelente ideia acompanhar essa métrica no dia a dia do seu e-commerce. Mas acompanhar por si só não adianta muito. Você tem que otimizar o CTR para dessa maneira obter resultados melhores.
COMO MELHORAR O CTR
Para melhorar o CTR realize ações como:
- Inserir as palavras-chave mais buscadas nos seus anúncios e chamadas;
- Otimizar as URLs inserindo nelas palavras-chave importantes;
- Usar palavras-chaves nos títulos, subtítulos, descrições, corpo do texto, etc.;
- Inserir extensões nos anúncios;
- Negativar as palavras-chave irrelevantes;
- Criar Call to Actions, isto é, chamadas para a ação para atrair cliques;
- Usar técnicas persuasivas de Cialdini e Neuromarketing nos anúncios;
- Inserir boas imagens para atrair mais visualizações e cliques nas redes sociais.
E enfim, faça testes AB para descobrir quais anúncios e campanhas proporcionam melhor performance de cliques e mais vendas na sua loja virtual.
Assim que puder clique em “10 métricas do Marketing Digital para você monitorar” e leia um post complementar.