Fundo de Funil é o terceiro estágio do Funil de Vendas, este último o qual também é constituído pelo Topo de Funil e Meio de Funil. Trata-se de uma etapa que tem como meta levar o consumidor a finalizar uma compra. Isto é, ela visa transformar um lead em um cliente.
Sendo o terceiro estágio, o Fundo de Funil é a parte mais estreita do Funil de Vendas, onde só chegam os leads que estão mais preparados para comprar, isto é, o leads aquecidos. Em outras palavras, só os leads que já passaram pelos processos educativos do Topo e Meio chegam até aqui.
Em geral, os consumidores do Fundo de Funil já conhecem bem os problemas que têm. Além disso, eles também conhecem as soluções que o seu e-commerce oferece, as quais podem resolver os problemas deles. Pois, então, esta é a etapa em que você só precisa dar aquele empurrãozinho final para que eles decidam comprar na sua loja virtual.
OBJETIVOS DO FUNDO DE FUNIL DE VENDAS
Basicamente, o Fundo de Funil requer:
- Fazer com que os leads aquecidos que já passaram pelo processo educativo do Topo e Meio tomem finalmente a decisão de comprar;
- Focar em ações diretas voltadas para finalizar a venda dos produtos do seu e-commerce;
- Criar conteúdo com argumentos de vendas sob medida para desse modo mostrar que seus produtos são a solução;
- Aumentar a autoridade da sua marca e dos produtos que você vende e assim aumentar a chance do lead comprar na sua loja;
- Responder às dúvidas e às objeções finais dos leads acerca dos seus produtos e assim facilitar o fechamento das compras;
- Encaminhar os leads sobretudo para as páginas de vendas da sua loja virtual;
- Fazer com que um cliente que comprou uma vez, compre mais vezes, tornando-se assim um freguês.
Como se pode observar, o grande objetivo no Fundo de Funil é transformar o que até agora é um consumidor que não comprou nada em alguém que faz uma primeira compra, isto é, em um cliente.
COMO CRIAR UM FUNDO DE FUNIL NO SEU E-COMMERCE
Dado que o Fundo de Funil é o estágio onde é necessário converter os leads em clientes e fregueses, deve-se então cuidar dos recursos e detalhes finais do fechamento de compras na sua loja. Com efeito, as suas páginas de vendas sobretudo precisam oferecer todo o suporte para a finalização das compras.
Primeiramente, as suas páginas de vendas precisam contar com conteúdo rico. Elas dever fornecer textos descritivos, vídeos demonstrativos, imagens com boa resolução, infográficos sobre os produtos, avaliações de clientes, conteúdo da audiência e outros itens.
Além disso, você deve melhorar os recursos de usabilidade da sua loja virtual. Um chat online, por exemplo, pode ser muito útil nesta etapa porque ele permite que os seus vendedores desmontem as dúvidas e objeções finais dos leads, levando-os à finalização da compra.
Para facilitar as compras, use recursos como códigos promocionais e cronômetro de ofertas, entre outros. Nesta fase, você também pode usar recursos como o live commerce diretamente na sua loja online ou no aplicativo do seu e-commerce. Trabalhe, ainda, o pós-compra, para assim transformar os seus clientes em fregueses.
Enfim, certifique-se de que a sua loja virtual é rápida. Faça um teste no Page Speed Insights. Siga as instruções dessa ferramenta para tornar o seu e-commerce mais ágil. Lembre-se, a lentidão influencia negativamente nas suas vendas.
FERRAMENTA PARA MONITORAR E OTIMIZAR O SEU FUNIL DE VENDAS
A principal ferramenta que você precisa usar para criar e administrar um Funil de Vendas no e-commerce é um software Customer Relationship Management (CRM) com plataforma de automação de Marketing. Aqui na agência e-Plus, por exemplo, nós usamos a plataforma RD Station para cuidar do Funil de Vendas dos nossos clientes.
A RD Station permite gerenciar todo o seu Marketing a partir de um único lugar. Com ela você pode trabalhar o Topo, Meio e Fundo de Funil; gerir a sua Régua de Relacionamento; medir o Lead Scoring; criar jornadas de compras personalizadas e muito mais. Vale a pena conhecer.
Assim que puder clique em “Funil de Vendas para e-commerces” e leia um post complementar!