No comércio eletrônico, os links externos, também chamados de links de saída ou outbound links, são atalhos que possibilitam que os consumidores possam navegar de um post do seu blog de e-commerce para páginas de sites de terceiros.
Ou seja, diferente dos backlinks, que são hyperlinks vindos de sites de terceiros para o seu, os links de saída funcionam como uma ponte da sua marca para com a marca dos outros. Mas como isso pode ser uma vantagem? É o que você ficará sabendo em seguida.
VANTAGENS DOS LINKS EXTERNOS NO E-COMMERCE
Você investe tempo e dinheiro em Marketing de Conteúdo para assim conseguir atrair consumidores para o seu blog de e-commerce e daí para a sua loja virtual. Mas, então, chega alguém como eu e lhe diz que é necessário incluir links que apontam para os sites dos outros. Será que isso é certo?
Bem, existem bons motivos para você fazer uso dos links externos principalmente no seu blog. De fato, os links de saída possibilitam a realização de ações como:
- Empoderar o seu domínio, o que segundo a Moz é algo que pode ocorrer no Google. Ou seja, links externos também geram autoridade para o seu site;
- Indicar conteúdo complementar relevante tornando assim a informação mais valiosa, o que melhora a experiência do consumidor;
- Expor a origem das informações que acabou de citar em meio ao conteúdo do seu blog e dessa maneira evitar as fake news;
- Dar crédito ao conteúdo de terceiros quando você fizer uso de imagens, vídeos, áudios, trechos de textos e outras informações de outros autores;
- Atrair a atenção dos sites linkados para o seu site e, dessa maneira, talvez até atrair backlinks em retribuição;
- Permitir que os buscadores descubram quais páginas se relacionam entre si e assim favoreçam a experiência dos usuários.
Como se pode observar, os links externos não servem apenas para levar a sua preciosa audiência para outros blogs e sites. Mais do que isso, eles permitem criar uma rede de informações e contribuições, que no fim das contas melhora a experiência dos consumidores e ao mesmo tempo aumenta a credibilidade da sua marca.
ESTRATÉGIA DE OUTBOUND LINKS
Criar uma estratégia de links externos não é nenhum bicho de sete cabeças. Na prática, se você usa o WordPress como plataforma para o seu blog, então poderá fazer uso de plugins como o Yoast SEO, que lhe ajudam a construir uma rede de outbound links.
Basicamente, você deve linkar seu conteúdo com páginas relevantes. Desse modo, ao evitar os sites ruins, os buscadores entenderão que o seu blog é respeitável e o tratarão como tal. Ou seja, linkando seu conteúdo com bons sites externos você ganha credibilidade.
Além disso, é preciso evitar linkar os seus posts com páginas e sites que tratam de temas diferentes dos seus. Vale dizer, também, que incluir links em cadastros e comentários não trazem nenhuma relevância do ponto de vista SEO.
Ao criar links, certifique-se de usar texto âncora com uma palavra-chave importante para o seu negócio. Isso permite, entre outras coisas, que os buscadores entendam melhor ambas as páginas (a que envia e a que recebe o link) e retorne conteúdo mais relevante aos consumidores.
E por último, mas não menos importante, faça uso de ferramentas como a Google Analytics, Google Search Console e Ahrefs para acompanhar os cliques em links externos, analisar a quantidade, verificar os links quebrados e outros fatores. Otimize, enfim, os links externos e aumente a qualidade SEO do seu blog e-commerce.
Assim que puder clique em “Link Building” e saiba como criar uma estratégia de linkagem interna e externa pode aumentar o poder do seu e-commerce.