Conhecer dados sobre transformação digital é importante para se situar no mercado e, assim, saber o quanto sua empresa precisa evoluir para estar entre as melhores ou para simplesmente não ficar pelo caminho.
A transformação digital, vale lembrar, nada mais é do que a integração de tecnologias digitais modernas aos processos de trabalho de uma empresa como a sua. Isso pode incluir, por exemplo, a implantação de softwares de gestão, sistemas de automação e até de um e-commerce, entre outras coisas. O objetivo disso é melhorar o desempenho da organização como um todo.
Pois neste post apresento alguns números que lhe ajudarão a entender o que se passa no mundo quando o tema é transformação digital. Você ficará sabendo, por exemplo, sobre o tamanho do mercado, sobre agilidade na transformação e muito mais. Continue lendo!
DADOS SOBRE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Acompanhe agora alguns dados sobre transformação digital coletados de diversas pesquisas recentes. Confira:
01 – O tamanho do mercado
Em 2019, o mercado de serviços de transformação digital valia US $1,18 trilhão, segundo dados da Statista publicados no Ecommerce Guide. Já para 2023, espera-se que este mercado atinja a cifra de US $2,3 trilhões. Em outras palavras, há um impulso para o crescimento nesta área que é preciso acompanhar para não ficar para trás.
02 – A participação no mercado
Conforme dados da Forbes, 55% das empresas que ainda não passaram por uma transformação digital crêem ter menos de um ano até começarem a perder participação no mercado. Isto é, a falta de digitalização pode causar um impacto negativo em um espaço curto de tempo.
03 – As startups na linha de frente
Ainda segundo a Forbes, 55% das startups adotaram uma estratégia digital de negócios. Em contrapartida, só 38% das empresas tradicionais fizeram o mesmo. Como se pode observar, as empresas tradicionais precisam de alguma forma encontrar a startup dentro delas para poder evoluir e competir com o que virá pela frente.
04 – A agilidade na transformação
As empresas avançam 2 vezes mais rápido rumo à transformação digital quando há um entendimento compartilhado. Com efeito, é importante fazer com que os líderes sêniores, os estrategistas e demais colaboradores da organização estejam alinhados. A adesão e a coesão da empresa como um todo permite agilizar os processos.
05 – O desempenho financeiro
De acordo com pesquisa da Deloitte, em 2020, empresas com maturidade digital alta têm três vezes mais chances do que empresas de maturidade digital baixa de relatar crescimento de receita anual líquida e margens de lucro acima da média do setor. Ou seja, quanto maior a transformação digital, maior o faturamento.
06 – Os modelos de negócios digitais
Ainda conforme pesquisa da Deloitte, empresas de baixa maturidade digital não usam modelos de negócios digitais. Cerca de 58% das empresas com alta maturidade dizem oferecer produtos conectados digitalmente. Enquanto isso, só 33% das empresas com média maturidade e 17% das organizações com baixa maturidade fazem o mesmo.
07 – A importância da medição
De acordo com pesquisa da IDC publicada no blog AI Multiple, 62% das empresas introduziram novas KPIs para medir os resultados da transformação digital. De fato, medir os resultados de forma adequada é importante porque permite corrigir as falhas e evoluir ao longo do processo de implantação da transformação digital.
IMPORTÂNCIA DE ACOMPANHAR DADOS SOBRE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Acompanhar dados sobre transformação digital possibilita sobretudo que você possa entender qual a posição da sua empresa em relação às demais neste meio. Desse modo, você poderá não apenas comparar resultados, mas também traçar planos melhores para uma evolução mais consistente.
Assim que puder clique em “O que é transformação digital” e leia um post complementar.