O que é Marketing? De acordo com uma das maiores autoridades internacionais no assunto, o professor Philip Kotler, “Marketing é a ciência de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro”.
Para Kotler, o Marketing:
– Identifica necessidades e desejos não realizados;
– Define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado;
– Define, mede e quantifica o potencial de lucro;
– Aponta quais os segmentos que a empresa é capaz de servir melhor;
– Projeta e promove os produtos e serviços adequados.
Para realizar tais tarefas, o administrador de um e-commerce deve não apenas conhecer, mas saber onde, quando, como e por que implantar ou otimizar itens como:
– Produtos e/ou mix de produtos
– Canais de vendas e de atendimento
– Formas de atendimento
– Conteúdo e SEO
– Links patrocinados para e-commerce
– E-mail Marketing para e-commerce
– Redes sociais para e-commerce
– Analytics e Big Data
– Integração de lojas virtuais e lojas físicas
E mais! O administrador de e-commerce deve dominar e saber coordenar equipes em campanhas de diferentes formas de Marketing, tais como as que envolvem o Marketing Digital, o Marketing Tradicional e o Inbound Marketing, entre outras.
Mesmo quem já é graduado nessa disciplina precisa frequentemente realizar cursos como o de Gestão de Marketing Digital de Alta Performance ou o de Gerentes de E-commerce e Marketing Digital, por exemplo, os quais conferem uma especialização no tema e proporcionam maior qualidade no desenvolvimento desse trabalho.
Caso você não tenha tempo para cursos, não se preocupe. Antes saiba que a gestão do Marketing também pode ser colocada nas mãos de uma equipe de Back Office a ser contratada em uma agência de Marketing Digital.
Seja como for, o importante é que o amadorismo seja colocado de lado nessa hora e que o profissionalismo seja a única opção, pois só assim a máxima de Kotler sobre “satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro” poderá se tornar uma realidade no contexto do seu comércio eletrônico.