Já encontrou o Product/Market Fit do seu e-commerce?

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Encaixe seu produto às demandas do seu nicho de mercado para ter sucesso

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Product/Market Fit é a situação/momento em que um empreendedor consegue ajustar o produto ou o mix de produtos que ele concebeu às demandas de um determinado nicho de mercado.

Um exemplo de Product/Market Fit que eu acho muito legal é o da empresa norte-americana Twelve South fundada em 2009 por Andrew Green com o intuito de fabricar acessórios para os produtos da Apple.

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Bem, na verdade, a Twelve South entrou na mídia quando para o lançamento do iPad, em 2010, a empresa lançou um case especial para que as pessoas pudessem transportar o aparelho.

Na época, Green e sua equipe não sabiam muito bem as medidas exatas e os particularidades do iPad, por isso, criaram um case muito bonito em formato de livro, mas com medidas e detalhes aproximados.

No dia do lançamento do iPad, eles perceberam que aparelho se encaixava no case, mas não perfeitamente. Havia uma folga que incomodava, isto é, que deixava o aparelho solto. Isso requeria um ajuste.

Green percebeu que aquela pequena falha poderia arruinar o seu projeto. Por isso, trabalhou nos dias seguintes – agora com o iPad em mãos – para solucionar o problema e oferecer um produto melhor. Em pouco tempo, ele otimizou o case, de modo que o aparelho da Apple coubesse dentro dele sem nenhuma folga.

Deu certo! Com um projeto de marketing planejado em paralelo, o case otimizado da Twelve South começou a ter cada vez mais pedidos, tantos que superaram as expectativas de vendas da empresa. Posteriormente, Green e sua equipe criaram outros tipos de acessórios. Em 2012, a Forbes sugeriu que a Apple adquirisse a Twelve South, pois os seus acessórios agregavam alto valor aos produtos da companhia.

Como fazer para encontrar o Product/Market Fit do seu e-commerce?
Existem várias formas de encontrar o Product/Market Fit para o seu e-commerce e uma delas é por meio da criação e otimização de protótipos que são submetidos progressivamente aos integrantes do público-alvo.

Uma outra forma é levar os seus protótipos de produtos para aquelas reuniões chamadas de Grupo Focal, nas quais os consumidores analisarão o seu produto e indicarão os pontos negativos e positivos dele.

Para conseguir otimizar e encaixar o seu produto a um nicho, tal como fez a empresa Twelve South, você também pode usar as estratégias da Buyer Persona e do Simulador de Cenário de Negócios, entre outras.