Um criador de persona é um sistema simples que permite que donos de lojas virtuais como você criem buyer personas de um jeito fácil. A ideia, no fim das contas, é oferecer mais praticidade para você desenvolver sobretudo as suas campanhas de Marketing.
A saber, “buyer persona” é um termo em Inglês que significa “personalidade compradora”. Uma persona é, portanto, um arquétipo que representa todo ou apenas uma parcela do seu público-alvo.
Uma das principais vantagens das personas é que por meio delas você e seus colaboradores podem visualizar melhor quem são os seus consumidores. Dessa forma, torna-se possível criar uma publicidade mais relevante e gerar mais vendas.
Neste contexto, uma ferramenta de criação de persona permite criar esses arquétipos de forma mais rápida. Elas geram avatares e reúnem informações importantes em um único lugar. Pois continue lendo e conheça três ferramentas do tipo logo em seguida!
CRIADOR DE PERSONA: TRÊS FERRAMENTAS
Se você está em busca de um criador de persona, então que tal experimentar estes (clique nos títulos para acessar o site de cada sistema):
Super Persona
O Super Persona é um sistema online com o qual você pode criar uma persona em menos de cinco minutos. Para começar, basta entrar na página Super Persona e preencher um cadastro. Logo depois, selecione um avatar e lhe dê um nome. Escolha idade, grau escolar, setor onde trabalha e ferramentas que usa, entre outras coisas. No fim, é só baixar um PDF com a ficha completa da persona, com avatar e tudo.
Make My Persona
O sistema Make My Persona é muito parecido com o Super Persona. Basicamente, os dois são idênticos quanto aos tipos de informações que pedem antes de gerar um arquétipo. A diferença, contudo, está no fato de que além de gerar um arquivo em PDF no final, o Make My Persona gera também uma ficha no próprio navegador sem que para isso você tenha que se cadastrar na ferramenta.
Gerador de Personas Rock Content
O Gerador de Personas Rock Content, assim como o Super Persona, requer um cadastro prévio. Ao entrar no sistema, você deve selecionar nome, sexo, idade e cargo da persona. Deve descrever onde ela trabalha, nível escolar, meios de comunicação que usa e outras informações. Em determinado momento deve-se escolher um avatar. No final, a ferramenta gera uma ficha que você pode baixar em PDF.
COMPLEMENTE OS DADOS DA PERSONA
Como se pode observar, essas ferramentas geram personas com dados básicos. Todavia, você pode complementar isso inserindo na ficha de cada persona estatísticas de mercado e números provenientes do Google Analytics, Hotjar, ERPs, CRMs e outros softwares.
Além disso, vira e mexe saem na grande imprensa pesquisas sobre determinados públicos e setores de atividades. Se esses públicos e atividades se referirem ao seu setor, então talvez você possa complementar a sua persona com alguns dados dessas pesquisas.
O fato é que quanto mais completa sua persona for, mais facilidade e assertividade você terá para criar e segmentar as suas campanhas de links patrocinados, E-mail Marketing, Marketing de Conteúdo e outras formas de publicidade.
Assim que puder clique em “Buyer persona para e-commerce” e saiba mais sobre como desenvolver um arquétipo de cliente ideal para o seu negócio.