Voice Search SmartHint: busca por voz na sua loja virtual

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Tenha uma tecnologia de pesquisa igual à do Google dentro do seu e-commerce

Voice Search SmartHint: permita que os consumidores procurem produtos na sua loja virtual usando a fala. Imagem: @mohamed_hassan @pixabay
Voice Search SmartHint: permita que os consumidores procurem produtos na sua loja virtual usando a fala. Imagem: @mohamed_hassan @pixabay

Lançado em dezembro de 2020, o Voice Search SmartHint é um novo sistema de busca por voz, o qual é possível integrar às lojas virtuais como a sua. Desse modo, você poderá permitir que os consumidores pesquisem produtos dentro do seu e-commerce usando a fala. Uau!

Isso mesmo. Este recurso emprega a mesma tecnologia de voz do Google, mas só que no ambiente interno das lojas online. Com efeito, fica muito mais prático e rápido para os consumidores encontrarem os itens que precisam.

Vale dizer, no Brasil, esta é a primeira ferramenta de busca por voz para e-commerce. E ela está disponível sem custo adicional para todos os clientes SmartHint que já usam a busca inteligente da plataforma.

Conheça, em seguida, um pouco mais sobre o Voice Search. Veja um vídeo com a ferramenta em funcionamento. Fique por dentro, enfim, das vantagens que a sua loja virtual pode obter ao usar esse recurso. Continue lendo!

USANDO O VOICE SEARCH SMARTHINT DENTRO DO SEU E-COMMERCE

Você também pode contar com o sistema SmartHint e com o recurso Voice Search dentro da sua loja virtual. Para tanto, basta verificar se a sua plataforma tem a integração e instalar. Caso não tenha a integração, então poderá solicitá-la. O processo é plug and play, isto é, no melhor estilo ligar e usar que todos já sabem.

Logo depois de fazer a integração, você descobrirá que o Voice Search SmartHint emprega o chamado “reconhecimento de fala”. Esse reconhecimento, por sua vez, é feito via Inteligência Artificial.

O seu passo a passo de funcionamento é simples. Basicamente, um cliente entra na sua loja e clica no ícone do microfone disponível no campo de busca. Aí, então, ele fala o nome do produto e pode informar também características como a cor, o tamanho e outras descrições.

Em tempo real, a fala do consumidor é transcrita automaticamente para o modo de texto. E a partir disso, baseando-se em dados comportamentais, o sistema expõe os produtos da loja virtual que forem mais relevantes para o consumidor no momento.

Além disso, enquanto “escuta” os consumidores que fazem buscas no ambiente do seu site de e-commerce, a SmartHint emprega a função de “similaridade fonética”, que entende erros de escrita e pronúncia, e assim pode propor os produtos certos. Tudo isso em alta velocidade.

Vídeo: Voice Search SmartHint na prática

VANTAGENS

Com o Voice Search SmartHint você melhora consideravelmente a experiência de compras na sua loja virtual, pois ele permite buscar produtos de forma mais rápida e mais simples. Trata-se de um modo intuitivo de pesquisar e encontrar produtos dentro do seu e-commerce. 

Os consumidores podem fazer buscas na sua loja online usando os microfones embutidos em seus dispositivos móveis ou integrados aos seus computadores. Assim, dá para pesquisar praticamente sem usar as mãos.

Além disso, esse recurso melhora a acessibilidade do seu e-commerce. Isto é, pessoas com determinadas deficiências que geram dificuldades no uso de teclados também poderão encontrar melhor usabilidade na sua loja virtual.

Resumindo, o Voice Search SmartHint é um pequeno passo no contexto das ferramentas de pesquisas, mas pode ser um grande salto para a melhoria da usabilidade e da experiência de compras no seu comércio eletrônico. Recomendo!

  • Assim que puder entre em “SmartHint” e leia um post complementar!