Loja virtual do Corinthians: analisando o e-commerce do Coringão

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça algumas características e números do Shop Timão

Shop Timão vende uniformes oficiais e acessórios entre outros itens. Na imagem você vê a equipe campeã do Mundial da Fifa de 2012. Foto: Tomofumi Kitano (licença CC BY 2.0)
Shop Timão vende uniformes oficiais e acessórios entre outros itens. Na imagem você vê a equipe campeã do Mundial da Fifa de 2012. Foto: Tomofumi Kitano (licença CC BY 2.0)

Olá, olá, meus amigos e amigas! Hoje lhes apresento o segundo post da série mensal sobre as lojas virtuais dos clubes de futebol que já foram campeões brasileiros. Neste artigo, eu vou analisar o Shop Timão, isto é, a loja virtual do Corinthians.

A loja oficial do Coringão conta com 8 departamentos, são eles:

  1. Elenco: camisas com os nomes de jogadoras e jogadores famosos;
  2. Uniforme: camisas, calções, meiões e luvas oficiais;
  3. Treino: camisetas, tênis, shorts, jaquetas, calças, malas, meias, tops, mochilas, etc.;
  4. Torcedor: camisas comemorativas, retrô, polos, calças, linha infantil, etc.;
  5. Acessórios: kits, bolas, bonés, relógios, mochilas, chinelos, colecionáveis, etc.;
  6. Chuteiras: futsal, society, campo;
  7. Nike: tênis, chuteiras, jaquetas, calças e outros produtos da marca;
  8. Outlet: itens a preços baixos para os públicos feminino e masculino.

O Shop Timão também tem uma ala específica para venda de ingressos online. Ele possui, ainda, o recurso “Representa Timão”, que possibilita que os torcedores criem uma loja virtual grátis e revendam os produtos do clube.  

Além disso, a loja online conta com carrinho de compras, painel “Meus Pedidos”, múltiplas formas de pagamento, área com informações institucionais, sistema de ajuda aos navegantes  e todo o básico para funcionar bem.

Assim que puder clique em “Construção de site e-commerce” e conheça uma agência e-commerce que já realizou mais de 300 projetos no ramo.


NÚMEROS DA LOJA VIRTUAL DO CORINTHIANS

Para analisar os números da loja virtual do Corinthians, eu usei duas ferramentas. A Semrush e a PageSpeed Insights. Acompanhe agora os resultados:

Semrush

De acordo com a Semrush, o Shop timão teve pouco mais de 276 mil acessos em janeiro de 2021, os quais foram feitos por cerca de 147 mil visitantes únicos. E como se vê na tabela que publico em seguida, houve um decréscimo de 36% no número de visitas em relação ao mês anterior.

Números da loja virtual do Corinthians, segundo a Semrush
Números da loja virtual do Corinthians, segundo a Semrush

Seja como for, cada um desses visitantes acessou quatro ou mais páginas da loja. E a média de duração de cada visita foi de pouco mais de 6 minutos. A taxa de rejeição, por sua vez, ficou em torno de 40%, o que é relativamente baixa.

De todo o tráfego obtido pelo Shop Timão, 452K proveio das buscas orgânicas e 225K de mídias pagas. Com efeito, vê-se que o Corinthians investe bastante em links patrocinados, os quais permitem gerar muito mais vendas em seu e-commerce.

Neste cenário, os termos orgânicos que mais geraram resultados no período foram “camisa do corinthians”, “shoptimao”, “corinthians loja virtual” e “camisa corinthians feminina”. Já quanto as keywords pagas, apenas “loja corinthians brasilia” figurou nas pesquisas, segundo a Semrush.

Vídeo: o hino do Corinthians tocado em vários ritmos pelo pianista youtuber Vinheteiro

PageSpeed Insights

Mudando de ferramenta, a PageSpeed Insights mostrou que a loja do Timão é lenta em dispositivos mobile e um pouco mais rápida no desktop. No primeiro obteve pontuação “15” e no segundo “60” em uma escala que vai de 0 a 100.

Para que a loja virtual do Corinthians seja mais rápida, a PageSpeed Insights aconselha ações como oferecer imagens em formatos de última geração, eliminar recursos que impedem a renderização e reduzir o tempo de resposta do servidor, entre outras.

Shop Timão: análise PageSpeed Insights
Shop Timão: análise PageSpeed Insights

Pois bem, este é o fim da análise do Shop Timão. Aproveito a oportunidade para pedir que você se inscreva aqui no blog da agência e-Plus. Assim, você poderá receber as nossas atualizações por e-mail. Fique, desse forma, de olho nas próximas análises. A próxima, aliás, será feita em março. Até lá! Fique com a agência e-Plus!

Assim que puder clique em “Loja virtual do Palmeiras” e conheça os números da Palmeiras Store.