Marketing Mix Modeling (MMM) é uma ciência cujo ponto central é avaliar o desempenho de ações de Marketing. Por meio dela é possível entender, por exemplo, como a economia, as promoções e a concorrência geram impacto nas vendas.
O MMM surgiu na história em 1949 por iniciativa do professor de Publicidade norte-americano, Neil Hopper Borden (1895-1980). Borden é também quem cunhou o termo “Mix de Marketing”, o qual se refere aos 4Ps de Marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção).
Com o MMM é possível medir a performance de vendas de negócios como o seu e-commerce. Com efeito, ela permite identificar quais as ações de Marketing que geram melhores resultados. Desse modo, você pode realocar o seu orçamento para as ações mais eficientes.
Seja como for, o MMM requer quatro etapas para ser colocado em prática. Basicamente, você precisa coletar, modelar e analisar as informações. Depois, você extrai insights desses dados, o que lhe ajudará a otimizar o que for preciso. Continue lendo para saber mais!
MARKETING MIX MODELING EM QUATRO ETAPAS
Para aplicar o Marketing Mix Modeling e com isso medir os resultados da sua publicidade, leve em consideração:
1 – Coletar:
Colete todos os dados possíveis sobre os seus processos, produtos, preços, praça e promoção, etc. Mantenha um histórico de vendas e de dados internos sobre a sua empresa.
2 – Modelar:
Insira os seus dados em ferramentas de modelagem de dados. Crie, então, modelos ou cenários que explicam as tendências de volume de vendas e valor da sua empresa.
3 – Analisar:
Logo depois de criar modelos ou cenários, você poderá determinar a eficiência de cada ação de Marketing para o volume de vendas.
4 – Otimizar:
Com os insights que obtiver a partir das análises, um gerente de Marketing pode otimizar as ações de Marketing da sua empresa. É possível, por exemplo, realocar orçamentos e planejar ações de longo prazo.
VANTAGENS DO MMM
Com o Marketing Mix Modeling é possível sobretudo:
- Demonstrar a eficiência histórica das ações de Marketing na sua empresa;
- Verificar o impacto de cada ação de Marketing nas suas vendas;
- Identificar as ações de Marketing mais eficientes;
- Pensar o orçamento de Marketing para cada período do ano;
- Realocar orçamentos de Marketing para ações mais promissoras;
- Simular cenários de Marketing para prever tendências.
Como se pode observar, o MMM é uma ciência poderosa que pode ser usada lado a lado com outras técnicas de medição da performance de Marketing em empresas. Sendo assim, vale a pena aplicar no ambiente do seu e-commerce.
Assim que puder clique em “Navegadores sem cookies” e leia um post que informa como essa tendência pode impactar o Marketing de Performance.