A 3ª Pesquisa Nacional de Varejo Online publicada recentemente pelo Sebrae nos deu a conhecer que 90% das lojas virtuais brasileiras são pequenas empresas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano. Destas, 89% realizam elas próprias as etapas de armazenagem e manuseio, o que encarece o processo.
Visando reduzir os custos e liberar o tempo dos varejistas online para realizarem as suas atividades-chave, os Correios lançaram recentemente o serviço “Correios Log – Comércio Eletrônico”, o qual oferece às lojas virtuais de pequeno porte uma solução integrada de diversas atividades, são elas:
• Estocagem dos produtos em armazém administrado pelos Correios
• Gestão online dos itens (ordens de despacho, relatórios, estoques, etc.)
• Manuseio e preparação dos itens
• Embalagem e inserção de etiquetas nos itens
• Expedição dos itens
• Transporte e distribuição dos itens aos consumidores da sua loja virtual
• Logística reversa
• Escalabilidade para períodos de alta demanda
• Integração com principais marketplaces
• Código de rastreio dos produtos
• Suporte para atendimento pós-venda
• SKUs ilimitados
Em síntese, o serviço funciona da seguinte maneira: você assina um contrato comercial e entrega os seus produtos para os Correios. Logo depois de fazerem a conferência, eles estocam os seus produtos no armazém deles. Na sequência, assim que a sua loja enviar os pedidos, os Correios retiram os produtos do estoque, embalam, etiquetam, inserem documentos fiscais, despacham e distribuem nos endereços dos consumidores. Os serviços de entrega são os mesmos já comumente praticados pelos Correios.
Caso você queira usar uma transportadora própria, basta avisar e enviar os veículos ao Centro de Distribuição dos Correios. Você também pode escolher se vai usar as embalagens dos Correios ou embalagens personalizadas.
Para solicitar o serviço, os interessados devem preencher online o formulário Contato para adesão à Solução Correios Log para o Comércio Eletrônico (e-fulfillment), concordar com os termos e aguardar a resposta.
Com esta solução, os Correios esperam reduzir em até 47% os custos de armazenagem e manuseio de e-produtos e, assim, facilitar a vida dos pequenos empreendedores de lojas virtuais, os quais são a maioria no Brasil.