Quer saber como divulgar uma loja virtual com qualidade? Isto é, você quer ter resultados realmente bons com seus anúncios? Pois bem, neste post eu vou lhe mostrar um modo básico e outro avançado de fazer isso. Acompanhe!
COMO DIVULGAR UMA LOJA VIRTUAL: O BÁSICO
Há muitas formas de anunciar uma loja virtual. É possível expor seu e-commerce, por exemplo, em sites da internet, em jornais e revistas de papel, nas rádios e nos canais de TV, em prospects impressos e até mesmo em outdoors, faixas e carros de som na rua.
Aliás, no post “51 boas ideias para divulgar sua loja virtual” eu apresento formatos como o dos brindes, painéis digitais em lojas físicas e produção de spots, entre outros. Vale a pena dar uma olhada ao menos para ficar sabendo.
Todavia, neste post específico vou abordar só os anúncios na web. Na web, por sua vez, há dois jeitos principais de divulgar. O primeiro deles é o orgânico SEO, que visa classificar conteúdo no topo de sites buscadores como o Google ou no feed das redes sociais. O segundo é a mídia paga, ou seja, que você precisa pagar se quiser veicular algum anúncio.
SEO básico
O básico para divulgar com SEO é observar quais palavras-chave os consumidores usam para buscar seus produtos em sites como o do Google, Bing, Yahoo, etc. Você faz isso por meio de ferramentas de palavras-chave como o Keyword Planner, Ubersuggest e SEMrush, por exemplo.
Logo depois de descobrir quais as palavras-chave mais buscadas no seu nicho de negócios comece a publicar conteúdo. Pode ser post para blog ou páginas de vendas para a sua loja virtual. Cada post ou cada página deve lidar com uma palavra-chave.
Insira, então, a palavra-chave no título, nos subtítulos, no corpo do texto, nas legendas das imagens. Inclua ela também no resumo, nas tags, nos vídeos, enfim, onde for possível. Isso permitirá que os buscadores classifiquem seu post ou página com facilidade.
Desenvolva posts completos, isto é, com informação de qualidade. Especialistas em SEO recomendam posts com 2 mil a 3 mil palavras, pois isso aumenta as chances do conteúdo ser listado nos primeiros lugares logo após um consumidor fazer uma busca.
O básico das mídias pagas
A divulgação via mídias pagas é feita por meio das plataformas Ads. Elas possibilitam anunciar nas redes sociais, nos sites buscadores e nos sites parceiros destes. Após se cadastrar em uma plataforma, o anunciante insere dinheiro, o qual será usado nas campanhas.
O sistema conta a quantidade de vezes que um anúncio é visto ou clicado. Assim, toda vez que um consumidor vê ou clica em uma publicidade sua no Google, Facebook ou outro site, um determinado valor é descontado do montante que você investiu na plataforma.
Desse modo, procure as plataformas Ads para anunciar. Se quiser divulgar nas redes sociais, então procure por sistemas como:
- Facebook Ads
- Twitter Ads
- LinkedIn Ads
Entretanto, se o objetivo é divulgar em sites buscadores, logo procure, por exemplo, por:
- Bing Ads
- Uol Ads
- Yahoo Ads
Eu costumo dizer que se você anunciar como mandam os manuais mais básicos, ou seja, se fizer o básico bem feito, então já será possível ter um ótimo retorno em número de vendas e de assinantes no seu e-commerce. Mas se você quiser resultados melhores, então invista no Marketing de Performance como explico em seguida. Confira!
COMO ANUNCIAR UMA LOJA VIRTUAL: MODO AVANÇADO
Para ter resultados cada vez melhores com a sua publicidade, o ideal é investir em Marketing de Performance. Esta ciência possibilita criar, divulgar, testar, analisar e otimizar campanhas de anúncios. Com ela é possível gerar um ambiente de melhorias contínuas, que proporcionam cada vez mais cadastros e mais vendas na sua loja virtual.
Na prática funciona assim: você cria um anúncio e o publica. Em seguida, por meio de ferramentas como o Google Optimize, Hotjar e Analytics, entre outras, monitora-se os acessos dos consumidores na sua loja virtual provenientes dos anúncios. Analisa-se seus comportamentos e obtêm-se insights para melhorias.
As melhorias, por suas vezes, podem envolver diversos fatores. Por exemplo, depois de uma análise pode-se concluir que será necessário mudar um botão ou um layout da loja virtual, melhorar a política de fretes, inserir um chat online, melhorar as perguntas frequentes ou o tempo de entrega, etc. Tudo vai depender dos resultados dos testes.
Como se pode observar, isso é mais do que o básico. É, na verdade, um modo avançado de divulgação. Mas como trabalhar com esse tipo de Marketing? Bem, há duas alternativas. Você contrata uma equipe ou uma agência.
Vantagens da agência de performance
Há muitas vantagens em contratar uma agência de Performance. Uma agência como a e-Plus, por exemplo, já tem os funcionários treinados, os softwares prontos e a experiência de um longo portfólio de projetos atendidos.
Ao contratar uma agência de performance como a e-Plus você não precisará pagar encargos trabalhistas, não terá que alugar softwares, não precisará treinar uma equipe, não terá que comprar computadores e móveis de escritório, entre outros custos. Só será necessário pagar o preço das campanhas e os honorários a agência. Ou seja, fica muito mais fácil assim.
Então, o que você me diz? Você vai de equipe própria ou de agência de performance? Se precisar falar mais sobre esse assunto antes de tomar uma decisão é só clicar no botão em seguida e enviar a mensagem “Olá, e-Plus!” que responderemos prontamente: